Jovens do programa "Estágio Cidadão" do MPPA foram aprovados no vestibular/ENEM 2024

Acreditar sempre, com a convicção de que a educação pode mudar vidas e promover uma revolução social. É com essa esperança que o Ministério Público do Estado informa que, no início deste ano, 33 estagiários que participaram dos Programas "Estágio Cidadão" foram aprovados no vestibular/ENEM. O estágio é voltado aos alunos da escola pública da rede estadual de ensino e que cursam o ensino médio.
O programa tem como objetivo garantir atividades profissionais, que o aluno cidadão tenha um comprometimento social e desenvolva a cidadania nas ações de acompanhamento do Conselho Escolar, bem como a valorização do protagonismo juvenil através da disseminação do conhecimento entre pares.
A coodenação do programa é realizada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), por meio da promotora de Justiça Mônica Freire, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, e acompanhado pelas pedagogas do GATI , Diana Braga e Danielle Damasio.
“A aprovação dos alunos/estagiários é motivo de muita alegria, principalmente porque eles reconhecem a contribuição do estágio para o êxito acadêmico . Para além do ingresso na universidade tenho certeza que o convívio com os promotores e servidores no dia a dia da atividade de estágio e o aprendizado crítico sobre democracia participativa, fiscalizar os serviços e contribuir na busca de soluções , fará com que esses jovens sejam cidadãos mais ativos , pessoas que buscam o bem coletivo", enfatizou a coordenadora.
A chefe de apoio do Polo Sudeste IV, Tatiana Paixão, destacou a contribuição que os jovens estudantes do ensino médio dão às atividades da Promotoria. "Os estagiários de Nível Médio realizam atividades significativa no desenvolvimento do trabalho nas Promotorias de Justiça, pois com o passar do tempo, vão adquirindo conhecimento e expêriencias que corroboram com a função institucional, em contrapartida, observamos o seu desevolvimento e crescimento pessoal, visualizando consideravel grau de responsabilidade e competência, ao desenvolverem habilidades que utilizarão no ingresso do mercado de trabalho, por vezes definindo até mesmo suas formações profissionais". No Polo Sudeste IV foram aprovados oito estudantes em cursos de ensino superior.
A emoção pela aprovação para cursar o ensino superior e a gratidão pela oportunidade de estagiar no Ministério Público do Estado foram expressas pelos estudantes que participaram do programa oferecido pela instituição.
A ex-estagiária da Promotoria de Justiça de Mãe do Rio, Alice Fonseca Silva, foi aprovada no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). “Estagiar na Promotoria foi uma oportunidade única e desafiadora em diversos sentidos, especialmente o de me desafiar a crescer. Durante esse período pude adquirir muitos aprendizados que me ajudaram a ter uma percepção melhor a respeito da sociedade, dos direitos e de mim mesma, o que influenciou diretamente meus esforços e objetivos para o futuro, os quais me levaram a ser aprovada em duas faculdades públicas, estadual e federal. Meus companheiros dentro da promotoria sempre me deram apoio e comemoraram as minhas aprovações, o que me levou a ficar ainda mais grata pela experiência e oportunidade de ter sido estagiária do Ministério Público”, disse emocionada.
A caloura de Biotecnologia da UFPA,Thaynara Pereira de Abreu, que estagiou na Promotoria de Mosqueiro, destacou a importância da experiência em sua vida. “O estágio no Ministério Público foi um grande marco em minha vida. Foi um local onde eu me desenvolvi bastante, uma experiência incrível. Foi um ambiente cheio de pessoas maravilhosas que me ajudaram a entender o que eu realmente queria para o futuro. Por isso, só tenho a agradecer à Promotoria de Justiça de Mosqueiro pela oportunidade”.
Já a ex-estagiária da PJ de Castanhal,Taynnara Gomes Soares, foi aprovada nos cursos de Ciências Contábeis e Engenharia Civil na UFPA. “Estagiar no Ministério público durante esses dois anos foi muito significativo na minha vida profissional e acadêmica.Foram muitos aprendizados que levarei em minha vida toda. O estágio cidadão é um grande impulsionador da formação de um aluno em seu período de ensino médio”, frisou.
Gratidão à oportunidade foi um dos aspectos mais enfatizados pela caloura de Fisioterapia na UEPA, Ana Beatriz Silveira Silva, que estagiou na Promotoria de Santarém.“Gostaria de agradecer pela oportunidade que tive em estagiar no Ministério Público do Estado do Pará. Neste órgão, conheci pessoas incríveis que foram fundamentais para o resultado que obtive neste ano, tais pessoas me incentivaram diariamente a conquistar meus objetivos, bem como aprendi com elas a desenvolver cada vez mais meu senso de responsabilidade e trabalho em equipe.”, disse
Evolução e o interesse pela área jurídica foram quiestões destacadas pelo agora calouro de Direito da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, João Lucas Martins de Freitas Gomes, que estagiou na Coordenação do Polo Sudoeste I- Redenção. “Quando comecei no MP, não imaginava como ele iria ser tão importante na minha vida. Percebi que esses 2 anos de estágio, não me fizeram só evoluir de forma individual, mas também de forma coletiva. Aprendi a lidar com pessoas, com grupos. E em meio a tudo isso despertou um amor pelo Direito”, disse
Estágio Cidadão
Regulado pela Resolução Nº 016/2013 – CPJ, de 11 de setembro de 2013, no âmbito do Ministério Público do Estado do Pará, e reformulado em 2022, o programa do MPPA visa, além das atividades profissionais, garantir que o aluno cidadão tenha maior engajamento social e desenvolvimento de cidadania nas ações de acompanhamento do Conselho Escolar. O estágio é voltado a alunos da escola pública da rede estadual de ensino que cursam o ensino médio.
O Centro de Apoio Operacional (CAOIJ) no Programa Estágio Cidadão trabalha para que, o jovem estudante da última etapa da educação básica, o ensino médio, esteja atento ao contexto vivenciado na escola e na comunidade escolar. Estimulando-o a uma maior participação social, um agente transformador que em parceria com seus colegas se comprometa à resolução de questões do cotidiano escolar. O CAOIJ também realiza ações presenciais e a distância para auxiliar os estagiários de nível médio no fortalecimento do protagonismo juvenil nas escolas por meio das atividades previstas na Cartilha e no Manual do programa estágio Cidadão.
Veja abaixo os demais calouros aprovados no Vestibular/ENEM 2024:
Texto: Sophia Faro/ Ascom MPPA
Artes: João Marcos Lages/ Ascom MPPA