ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Instituições se reúnem para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes

Acontece na manhã desta quinta-feira (14) o II Encontro “Diálogos do MPPA com a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente no combate à violência sexual no arquipélago do Marajó”.
Soure 13/06/18 23:51

 

Acontece na manhã desta quinta-feira (14) o II Encontro “Diálogos do MPPA com a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente no combate à violência sexual no arquipélago do Marajó”. A programação começa às 8h, no ginásio de esportes Abel Nunes, em Soure, e será composta por debates e palestras de promotores de justiça e de lideranças locais, que irão abordar os desafios e propostas de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual na região.

O procurador-geral de justiça do Pará, Gilberto Valente Martins, fará o pronunciamento de abertura do evento. Esta é a primeira vez m que o chefe do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) vai a Soure para um evento sobre o combate à violência sexual contra o público infantojuvenil. 

Soure será o segundo município da região Marajó a receber o encontro. A primeira edição do evento ocorreu no início deste mês, em Breves. Soure foi escolhido para sediar o evento por ser um dos municípios-polo do Marajó, região onde a ocorrência de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ainda faz parte da realidade local. Embora não haja estatísticas oficiais sobre este tipo de violência, os relatos e flagrantes ainda são constantes.

Coordenadora da Comissão Justiça e Paz da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Henriqueta Cavalcante fará a primeira palestra, sobre a realidade da violência sexual na região do Marajó. Na sequência, os promotores de justiça Guilherme Chaves e Leane Barros Fiúza de Mello vão conduzir painéis em que serão debatidas experiências exitosas e ações multissetoriais de combate à violência sexual.

O evento é aberto ao público. A expectativa é que o encontro reúna representantes de conselhos tutelares, órgãos de segurança pública, instituições de assistência social e entidades ligadas aos temas da infância e adolescência. Um dos objetivos é fortalecer a interlocução do MPPA com os diferentes atores que atuam no combate à violência sexual e, com isso, aprimorar as medidas de enfrentamento do problema.

O II Encontro “Diálogos do MPPA com a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente no combate à violência sexual no arquipélago do Marajó” é uma iniciativa do CAO Infância e Juventude do MPPA e faz parte do plano de um plano de ações integradas voltadas a combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Confira aqui a programação do evento:

Texto: Assessoria de Comunicação Social

 

Fale Conosco