ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Instituições planejam semana de educação financeira

Comissão Estadual de Educação Financeira programa evento para maio, que terá como um dos temas o superendividamento do cidadão
Belém 15/04/19 10:23

Na última 6ª feira (12) ocorreu no auditório da Promotoria da Infância a 2ª reunião dos participantes do Comitê Estadual de Educação Financeira (COEF). Na ocasião, a pauta foi a minuta do projeto de decreto que definirá os legitimados e atribuições do comitê, bem como foi tratada a agenda sobre a semana de educação financeira que ocorrerá em maio deste ano. Um dos temas de trabalho aborda a questão do superendividamento, problema que assola muitas famílias brasileiras nos dias de hoje, principalmente junto a instituições financeiras e cartões de crédito.

Estiveram presentes à reunião, entre outros, representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Defensoria Publica do Estado (DPPA), Banco Central, Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam), que faz parte do Programa de Extensão em Educação Financeira, da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Tribunal de Justiça do Estado (TJPA) e Procon.

O Ministério Público do Estado, por meio do 2º promotor de Justiça do Consumidor, Frederico de Oliveira, participa das ações do comitê, inclusive com o projeto das palestras sobre consumo consciente, cujo alvo são alunos do ensino médio do município de Belém, como uma das formas para atender as diretrizes estabelecidas no Plano de Atuação 2018/2019, o qual, dentre outros objetivos, visa promover a conscientização de futuros consumidores no ensino público médio de Belém.

A educação do consumidor pretende oferecer ensinamentos de hábitos, atitudes e conhecimentos que permitam ao cidadão viver plenamente em uma sociedade de consumo, portanto, é um componente fundamental da educação geral, a qual procura orientar uma vida cotidiana organizada entre os consumidores, procurando apoiá-los em um estilo de vida sustentável.

 
 

"O projeto consumo consciente  visa complementar a vida do aluno para a preparação das próximas etapas de sua vida", frisa o promotor Frederico Oliveira. A agenda para 2019 prevê novas palestras, que ocorrerão em abril, junho, setembro e novembro, de acordo com o calendário escolar.



Texto: 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor
Edição e fotos: Assessoria de Comunicação

Fale Conosco