Instituições planejam atividades conjuntas de empoderamento feminino
O Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (NEVM) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça Franklin Lobato Prado, promoveu, nesta 3ª feira (18), na sala de reunião da Promotoria da Infância e Juventude, um encontro com instituições interessadas na implementação do projeto “Empoderamento feminino”, parceiro do projeto de "Empoderamento empreendedor" da 3ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica, que desenvolve trabalhos de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na região metropolitana de Belém.
Participaram da reunião lideranças da Igreja Católica, da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, representantes da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), empresa Natura, Grupo Feminista Mulheres em Movimento, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O projeto "Empoderamento empreendedor" será usado como piloto nos demais bairros para buscar políticas públicas e agregar atividades de capacitação dos parceiros em favor de mulheres vítimas de violência doméstica.
Durante a reunião foi sugerido um plano de trabalho mais ampliado em relação as atividades dos parceiros e patrocinadores em todo o Estado.
"Visamos buscar juntos a responsabilidade social das instituições para a possibilidade de políticas públicas de atendimento as pessoas em vulnerabilidade social e outros cursos com carga horária maior de 40 horas para vítimas de violência doméstica e familiar para gerar emprego e renda", destacou o promotor de Justiça Franklin Prado.
As instituições parceiras que participam do projeto buscam a criação de linhas de incentivo na área de empreendedorismo, cheque moradia, minha casa minha vida, bolsa família, cursos de qualificação pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e um programa de empregabilidade junto as empresas locais, federações, associações.
"Certamente, nós acreditamos em direitos iguais e em muitos aspectos as mulheres superam os homens", disse Franklin Prado.
Ao final da reunião os participantes definiram uma proposta preliminar do projeto para o mês de agosto com o seguinte cronograma:
- 7 de agosto: curso de automaquiagem da Natura das 14h às 16h; palestra projeto ideias das 16h às 18h, com a professora Eliana da Escola Superior Madre Celeste (Esmac);
- 14 de agosto: educação financeira, das 14h às 16h; atividade do Observatório Social da rede e segurança pública e a Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam), workshop sobre violência doméstica, das 16h às 18h;
- 21 de agosto: curso como ser uma empresária, das 14h às 16h; emissão de carteiras de identidade a Defensoria Pública oferecerá workshop sobre a eficiência de direitos humanos e a garantia dos direitos fundamentais.
- 28 de agosto: palestra sobre saúde da mulher, das 14 às 16 horas.
Existe uma proposta de ser feito um pedal de empoderamento no dia dia 1º de setembro, com a inscrição de um quilo de alimento não perecível em favor das Paróquias, bem como de aproveitar os intervalos de cada palestra com apresentação de outros projetos culturais.
Texto e foto: Núcleo da Mulher
Edição: Ascom