ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Iniciativa do MPPA garante acompanhamento de farmacêuticos nas farmácias

Objetivo é garantir a presença de farmacêutico, como técnico responsável das drogarias localizadas no município, durante todo o horário de funcionamento.
Floresta do Araguaia 21/05/18 17:06

A Promotora de Justiça de Floresta do Araguaia, Cremilda Aquino da Costa, instaurou procedimento administrativo (N° 001/2018/MP/3ª PJCA) a fim de acompanhar as medidas destinadas a tomada de cumprimento do Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado em abril entre Ministério Público do Estado (MPPA), Conselho Regional de Farmácia e Secretaria de Saúde de Floresta do Araguaia, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, cujo objetivo é garantir a presença de farmacêutico, como técnico responsável das drogarias localizadas no município, durante todo o horário de funcionamento.

O Compromisso de Ajustamento de Conduta surgiu a partir de uma solicitação, ao MPPA, do Conselho Regional de Farmácia de Floresta do Araguaia que sinalizou que as farmácias do município estavam descumprindo a lei que obriga a presença desses profissionais nas farmácias. Numa reunião ocorrida em abril, com os proprietários da maioria dos estabelecimentos ficou comprovado o descumprimento da lei, porém, os empresários apresentaram predisposição de submeter-se as obrigações adequadas assinado, assim, o Compromisso de Ajustamento.

WhatsApp Image 2018-05-21 at 09.35.45.jpeg

Já o Procedimento Administrativo, servirá para acompanhar as medidas que constam no Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado em abril. No Procedimento Administrativo, o Ministério Público reforça que a presença de farmacêutico nos estabelecimentos é fator que contribui para reduzir a automedicamento uma vez que a oferta fácil e irresponsável conduz a um consumo exagerado de remédios, com graves consequências à saúde pública.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Promotoria de Floresta do Araguaia

Fale Conosco