ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Homens relatam desafios e conquistas na criação de filhos com deficiência

Experiências serão compartilhadas durante o “Eles por eles”, evento do MPPA para abordar direitos das pessoas com deficiência
Belém 31/07/19 11:09

Homens que precisam se superar diariamente para criar e educar os filhos com deficiência vão compartilhar suas experiências de vida no próximo dia 12 de agosto, em Belém, durante o “Eles por eles”, evento organizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para dar visibilidade aos direitos e desafios das pessoas com deficiência. A programação, que é aberta ao público, começa às 8h45, no auditório Nathanael Farias Leitão, localizado no edifício-sede do MPPA (rua João Diogo, nº 100, bairro Cidade Velha). 

Durante o “Eles por eles”, serão ministradas palestras por homens com deficiência ou pais de filhos com deficiência. Eles vão compartilhar histórias de vida sobre os desafios para sustentar a família e, ao mesmo tempo, criar os filhos. Durante a apresentação dos relatos serão ainda abordadas questões como acessibilidade e os principais entraves para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Também está prevista a entrega de homenagens a pessoas que atuam em defesa das pessoas com deficiência. 

Idealizado pela promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Idosos e Acidentes de Trabalho de Belém, o “Eles por eles” representa a terceira fase do projeto “De mãos dadas: visibilidade para todos e todas”, que foi desenvolvido para promover maior visibilidade às mulheres com deficiência e aos pais de pessoas com deficiência, estimulando ganhos de autoestima, oportunidades de mudanças e despertando seus talentos e aptidões. 

Cartaz de divulgação do evento: relatos sobre superação de desafios
Cartaz de divulgação do evento: relatos sobre superação de desafios
Foto: MPPA

Como pano de fundo, o projeto busca também levar ao conhecimento desse público esclarecimentos sobre seus direitos, colocando a seu dispor o MPPA e outros serviços de acolhimento, instituições e universidades, através de diversas atividades, oficinas e rodas de conversa. 

“Essa fase do ‘Eles por eles’ ocorreu por conta de pedidos dos homens mesmo, pois o projeto inicialmente havia sido pensado em três fases, para atender mulheres com deficiência, mães de filhos com deficiência e depois o seminário com a produção de uma carta de intenções. Mas os homens gostaram tanto que pedirem vez e voz”, explica a promotora de Justiça Elaine Castelo Branco. 

Além de ser realizado no auditório do MPPA no dia 12, o “Eles por eles” será tema de sessão especial na Câmara Municipal de Belém agendada para o dia 13 de agosto, a partir das 9h. 

Fases anteriores

Antes da realização do evento “Eles por eles”, o MPPA promoveu, por iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência, Idosos e Acidentes de Trabalho de Belém, duas fases prévias do projeto “De mãos dadas: visibilidade para todos e todas”. Em março ocorreu a “Roda de conversa: Elas por Elas, em defesa da mulher com deficiência” e no mês de maio ocorreu a “Roda de Conversa: Ellas por Eles: em defesa dos seus filhos e filhas com deficiência”. 

As atividades deram destaque a contação de histórias de vida de pessoas com deficiência, que não obstante suas limitações físicas ou sensoriais não foram suficientes para impedir que tivessem conquistas, sejam no campo pessoal, profissional ou em atividade de esporte, de modo que possam inspirar e incentivar outras pessoas com deficiência. 

Ainda está previsto para o mês de outubro a quarta e última fase do projeto, que será o seminário “Caminhando Juntos Rumo à Inclusão Plena”, onde serão extraídas as proposições para fortalecer as ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

  

Texto: Assessoria de Comunicação Social

Fale Conosco