ATENDIMENTO AO CIDADÃO

GAECO ministra palestra para oficiais da Polícia Militar sobre excludentes de ilicitude em teatro de crises

Belém 12/03/24 12:40

A coordenadora do Grupo de Atuação Especial  no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPA), promotora de Justiça Ana Maria Magalhães e o membro do Gaeco Thiago Sanandres ministraram, nesta terça-feira (12), palestra sobre atuação do policial militar no teatro de crises. O enfoque foi dado às excludentes de ilicitudes e direcionado a oficiais da Polícia Militar do Pará (PMPA), inscritos no 1º curso de gerenciamento de crises da PMPA..

À plateia, os promotores trataram das excludentes de ilicitudes, apresentarem os principais julgados envolvendo a matéria de mortes resultantes de intervenção policial , assim como apresentaram casos concretos para discussão e análise dos oficiais. "Os partiicpantes do curso foram bastante participativos", avaliou Ana Magalháes.
 
A palestra foi ministrada levando em consideração que, em uma situação de crises existem duas figuras muito importantes: o gerente e o negociador. O gerente em regra é oficial, pois é quem toma todas as decisões no teatro de operações, como por exemplo  dar o aval para o tiro de comprometimento do "sniper", autorizar a invasão (assalto) tático, e outras.


O negociador pode ser tanto oficial quanto praça, pois as vezes é um praça que chega primeiro ao local da crise e estabelece contato (RAPORT) com o causador da crise e acaba desenvolvendo um bom diálogo.

Texto: GAECO/MPPA
Fotos: Ascom MPPA

 

Fale Conosco