ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Fórum trata de temas relacionados aos impactos do uso de agrotóxicos

O Fórum regional do Tapajós de monitoramento dos impactos dos agrotóxicos e afins, e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia, reuniu em Itaituba na terça-feira (3)
Itaituba 05/04/19 10:02

 

Foi realizada na quarta-feira (3 de abril) no auditório da promotoria de Itaituba, reunião do Fórum regional do Tapajós de monitoramento dos impactos dos agrotóxicos e afins, e fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia. O encontro presidido pela promotora de justiça Ione Nakamura, tratou de ações a serem promovidas pelo fórum, incluindo a realização de um curso de notificação compulsória de casos de intoxicação por agrotóxicos.  

A pauta da reunião tratou também da implementação do Serviço de Inspeção Municipal Vegetal e Animal (SIM), a implementação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e o desenvolvimento do sistema de coleta de dados da agricultura familiar.

Em relação ao curso para agentes de saúde e vigilância sanitária sobre as notificações dos casos de intoxicação por agrotóxicos, foi sugerida a data de 11 a 13 de junho de 2019. O curso é ministrado pela Sespa, por meio da coordenadoria da vigilância em saúde e deve reunir os agentes da área de abrangência do fórum, com pelo menos 15 representantes de cada município. Todos os encaminhamentos da organização do curso foram tratados.

Sobre o desenvolvimento do sistema de coleta de dados da agricultura familiar, trata-se de projeto já discutido pelo fórum em reunião anterior, para a criação de um aplicativo a ser utilizado pelos municípios para uma coleta precisa de dados das familias que praticam agricultura familiar. A ideia, a ser feita em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), é treinar os agentes de saúde para utilizar e cadastrar as familias. Esses dados voltarão para as secretarias de cada município, que poderão fazer um diagnóstico da produção. 

O Fórum regional do Tapajós de monitoramento dos impactos dos agrotóxicos e afins foi instituído no dia 25 de julho de 2018, em Itaituba. Trata-se de espaço permanente de discussão sobre o tema, na região da bacia do Tapajós (Itaituba, Rurópolis, Trairão, Aveiro, Novo Progresso, Jacareacanga), contribuindo para a articulação entre os órgãos públicos e sociedade civil organizada para a efetividade das ações de controle e acompanhamento de políticas públicas. O promotor de justiça Diego Belchior Ferreira Santana é o representante da promotoria de Itaituba no fórum.

Texto: Ascom MPPA

 

Fale Conosco