Feira de flores e produtos orgânicos marcam o 2º dia da Semana do Meio Ambiente
Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) foram realizadas hoje (6), no auditório Fabrício Ramos Couto, a feira de troca-troca de livros; CDs e DVDs; feira de alimentos orgânicos e flores, e a oficina para aprender a cultivar hortas em casa.
Atendendo ao convite da Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Myrna Gouveia, a Divisão de Biblioteca do MP trouxe a feira de troca-troca de livros, CDs e DVDs à Semana do Meio Ambiente, para motivar a sustentabilidade nos objetos que não têm mais utilidade para uma determinada pessoa. “Estimular o reuso de objetos invés de jogar fora é de extrema importância para o meio ambiente, pois a pessoa pode fazer circular esse material e não simplesmente descartar”, explicou Myrna Gouveia.
A feira de troca-troca tem a finalidade de reutilizar os objetos que já atenderam a proposta de passar o conhecimento obtido neles, diminuindo dessa maneira, o descarte do objeto, ao evitar que ele seja despejado no meio-ambiente. “É interessante, porque aquele material que você usou e não quer mais, você pode fazer a troca por algo que pode agregar um conhecimento novo para outras pessoas. E, com isso, evitar que o material vá para o lixo, ao dar a oportunidade dele ser reutilizado por alguém”, disse Lucilene Amaral, chefe da Divisão de Biblioteca do MPPA e coordenadora da feira de troca-troca.
“Hoje a feira está bem movimentada, recebemos vários servidores do MP trazendo material. Estou bastante entusiasmada”, destacou Lucilene.
Além da feira de troca-troca, ocorreu a feira de alimentos orgânicos e flores, com o apoio da Associação Pará Orgânico (APO).
A agricultora da APO e também coordenadora da feira de alimentos orgânicos, Lena Monteiro, frisou sobre a oportunidade em agregar valor ao produtor do alimento para quem consome, à natureza e ao meio ambiente. “A ideia de uma feira de produtos orgânicos nesse tempo onde tudo é processado e industrializado, é essencial para dar acesso às pessoas que buscam ter uma vida mais saudável, dando também espaço a quem produz esse alimento orgânico e beneficiando o nosso planeta”, disse Lena.
A analista jurídico do MP, Taline Bandeira, adquiriu produtos da feira com o intuito de dar uma vida mais saudável à sua filha, enraizando nela desde cedo o hábito de anexar alimentos orgânicos e manter esses produtos no cardápio da família. “Eu gosto muito de consumir os alimentos orgânicos, porque são alimentos mais novos e mais naturais, pois eles são melhores para a nossa saúde. Eu tenho um bebê de 1 ano e tento preservar os hábitos saudáveis, dando a ela e à minha família uma alimentação mais balanceada, e de certa forma ajudar o meio ambiente, desfrutando de toda riqueza que a natureza tem a nos oferecer”, destacou a servidora.
A promotora de Justiça Myrna Gouveia agradeceu a cooperação da Associação Pará Orgânico e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que sempre atendem ao convite do MPPA, sem custo algum. “A feira de alimentos orgânicos vem valorizar a produção que causa o menor impacto no meio ambiente. A colaboração da Associação Pará Orgânico e o Senar é de extrema importância para o evento da Semana do Meio Ambiente, pois eles sempre vêm de boa vontade repassar aquilo que eles acreditam, em se tratando da preservação do meio ambiente”, explicou Myrna.
Finalizando a programação de hoje (6), foi ministrada uma oficina sobre como aprender a ter uma horta em casa. A oficina teve como facilitadora a engenheira agrônoma do Senar, Aline Sardinha, que mencionou a possibilidade de produzir o alimento em casa. “A oficina vem mostrar que podemos ter um ambiente agradável dentro da nossa própria casa, tanto para o bem-estar, como para ter uma alimentação melhor, produzindo o próprio alimento no ambiente que vivemos e favorecendo a nossa saúde”, explicou.
A programação da Semana do Meio Ambiente do MPPA, irá até amanhã (7), até as 13h, e todos podem participar. Amanhã ainda haverá a feira de troca-troca de livros, até as 12h30; a exposição Materioteca, do Curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama), e a Oficina Mini-jardins, orquídeas e plantas ornamentais: como fazer e cuidar.
Serviço: a programação da Semana do Meio-Ambiente ocorre no auditório Fabrício Ramos Couto, no auditório do Ceaf (Ministério Público do Estado do Pará), na Rua João Diogo, nº 52, Cidade Velha, em frente à prefeitura de Belém.
Texto: Maryane Brito
Revisão: Ellen Vaz
Fotos: Alexandre Pacheco