Estúdio de Educação a Distância do MPPA está pronto para entrar em operação

A partir desta quarta-feira (28) o Ministério Público do Pará passa a contar com um Estúdio EAD como ferramenta para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem. A instalação do estúdio de EAD foi viabilizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e visa estimular o uso das Tecnologias Educacionais tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial.
O espaço será utilizado para a produção de materiais pedagógicos que complementarão o conteúdo dos cursos oferecidos pelo CEAF se firmando como um importante recurso para o desenvolvimento das atividades de ensino da instituição.
De acordo com o diretor-geral do CEAF, Rodier Barata Ataíde, é fundamental a inserção dos meios de educação a distância no Ministério Público uma vez que amplia os horizontes e atende um número cada vez maior de membros.
“Foi algo construído pelo Ministério Público, por meio do CEAF e toda sua equipe. Sabemos que existe uma carência de espaço no Ministério Público e, por isso, tivemos que priorizar essa construção dado o grande potencial que o Ministério Público poderá entregar por meio desse estúdio a todos os integrantes da instituição, independente do lugar onde estejam”, disse o diretor-geral do CEAF.
A subprocuradora-geral para área técnico administrativa, Rosa Rodrigues Carvalho, visitou o estúdio e destacou o ganho que o novo espaço representa para a instituição. "Muitos servidores e membros serão beneficiados uma vez que poderão fazer os cursos EAD em qualquer horário do dia ou da noite. Outro ponto positivo diz respeito ao aspecto econômico, uma vez que reduziremos os pedidos de diária por deslocamento. O CEAF está de parabéns por esse projeto", disse a subprocuradora-geral.

Rodier explica que o CEAF já fez outros avanços tecnológicos nessa área com o lançamento, em 2019, da plataforma que permite a realização de cursos EAD. “Por meio dessa plataforma já fizemos várias entregas disponibilizando cursos à distância. Este estúdio é o passo seguinte que nos permitirá a formulação de conteúdo. Não podemos ter o meio e divulgação de conteúdo sem ter um espaço para produção desses materiais”, complementa.
Para o diretor-geral o CEAF o estúdio EAD representa um ganho de autonomia institucional. “Poderemos gerar conteúdo de discussão de vários temas acadêmicos e também de qualificação técnica operacional e de treinamento à distância”, conclui.

Estrutura
O estúdio EAD do MPPA funciona no térreo do CEAF, ao lado do auditório. Está plenamente equipado para gravações de cursos e lives. Para isolamento acústico, foi revestido com duas camadas de gesso acartonado com preenchimento de manta de fibra de vidro e espuma acústica profissional. Possui as medidas 2.40m x 6.60m, especificações que comportam até três ministrantes na bancada ou um em plano aberto.
Está equipado com câmera PTZ (Robótica) full HD, câmera Sony Full HD fixa, Tripés para câmeras e iluminação, Iluminação de estúdio tipo refletor com regulagem de temperatura de luz, microfones lapela, chromakey profissional móvel, switcher de gravação com software broadcaster VMIX, bancada adaptável para 1, 2 ou três ministrantes, armário para equipamentos com chave e bancada de operação de switcher.

Texto: Assessoria de Comunicação