Especialistas debatem a acessibilidade como instrumento para o fortalecimento da democracia
Descrição da imagem: na imagem aparece uma urna eletrônica feita de vetores, ou seja, um desenho virtual. Na tela da urna aparecem símbolos de acessibilidade, logo abaixo da imagem os dizeres "semana da acessibilidade 14 a 18 de março de 2022." Na parte inferior da imagem estão as logomarcas do TRE, MPPA e MPF. O fundo da imagem é branco e no canto superior direito, e no inferior esquerdo, há pequenos triângulos azuis.
Especialistas vão debater, em Marabá, o estímulo que a democracia pode ganhar a partir da promoção do exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoas com deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida, visando à sua inclusão social e cidadania.
A mesa-redonda será realizada nesta quarta-feira, 16, das 8 às 12 horas, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) no município, localizado na rua das Flores, esquina com a rodovia Transamazônica.
Foram convidados para participar da discussão o juiz eleitoral Manoel Antônio Silva Macedo, a promotora de Justiça Lilian Viana Freire, a professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Centro de Apoio Pedagógico para Pessoas com Deficiência Visual “Ignácio Baptista Moura” Mírian Rosa Pereira e o coordenador do projeto Marabá Paralímpico, professor Arionaldo Reis.
Para a mediação do debate foi convidada a chefe de cartório da 30ª Zona Eleitoral, Sílvia Damasceno Monteiro Rodrigues.
Semana da Acessibilidade – A mesa-redonda em Marabá integra a programação da Semana da Acessibilidade, série de eventos promovidos por uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Ministério Público (MP) Eleitoral.
A Semana da Acessibilidade busca promover debates e serviços que abordam a inclusão social e a acessibilidade e sua importância para a democracia. Entre os principais objetivos do evento estão o de garantir o direito ao voto a todas as eleitoras e eleitores.
Outro objetivo é o de divulgar que a pessoa com deficiência – inclusive com deficiência que não seja perceptível – tem o direito de requerer a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade que possa atender melhor às suas necessidades, como uma seção instalada em local com rampas e/ou elevadores, se for o caso.

Descrição da imagem: a imagem consiste num cartaz de fundo amarelado, aparece a mesma imagem de urna eletrônica, em um tamanho menor, na parte superior da foto e no restante estão dizeres sobre a programação de cada dia. As palavras estão em tons de azul e lilás. Nos cantos também há triângulos azuis e roxos.