ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Encontro troca experiências sobre documentação e memória

O evento possibilitou o compartilhamento de informações e a troca de experiências entre profissionais e instituições ligadas às áreas de documentação e memória
Macapá 04/11/19 14:14

Membros e servidores do Ministério Público do Pará participaram, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, no Amapá, do X Encontro Nacional de Memoriais do MP. O evento, promovido pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), contou com palestras de vários especialistas no assunto e possibilitou o compartilhamento de informações e a troca de experiências entre profissionais e instituições ligadas às áreas de documentação e memória.

Participaram do evento procuradores e promotores de Justiça do MPAP, membros e servidores de várias unidades do MP brasileiro, além de historiadores,  museólogos, arquivistas e acadêmicos de História. Pelo MPPA estiveram presentes o corregedor-geral e coordenador da Comissão do Memorial MPPA, Jorge de Mendonça Rocha; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor Aldo de Oliveira Brandão Saife; a chefe da Divisão de Biblioteca, Lucilene da Silva Amaral; e a chefe do Serviço de Documentação, Elaine Cristina Nascimento do Nascimento.  

O subprocurador-geral de Justiça Militar e presidente da Associação do Ministério Público Militar, António Pereira Duarte, enalteceu a realização do evento e parabenizou o MP-AP pelo Encontro.

 
Foto: Divisão de Material

“Com o trabalho que é executado no cotidiano de nossas atribuladas missões, não podemos deixar, e isso é um compromisso que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) assumiu, de uniformizar e de fomentar, em todo o Ministério Público brasileiro, essa semente para que perseverem, não marginalizem o tema nos planejamentos estratégicos de cada instituição. Nossa expectativa é que o nosso país possa melhorar cada vez mais ao observar a sua história e sua trajetória ao longo do tempo. Portanto, parabenizo o MPAP pela realização do Encontro”, salientou Antônio Duarte.

Ainda durante a programação deste primeiro dia de encontro, os participantes fizeram uma visita guiada. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Fortaleza de São José de Macapá e a Casa do Artesão da capital amapaense.

Visita guiada, Fortaleza de São José
Foto: Serviço de Documentação

Carta Amapá

O encerramento do X Encontro Nacional de Memoriais do MP ocorreu com a apresentação da Carta Amapá, documento assinado pelos representantes dos MPs dos Estados assumindo o compromisso da preservação da história do Ministério Público brasileiro, como estrutura que zele pela memória do MP em cada unidade ministerial do país e a montagem de uma equipe técnica qualificada na implantação de memoriais onde estes ainda não existem. Deliberaram, ainda, que o XI Encontro Nacional de Memoriais do MP será realizado em Goiás, em 2020, e o XII evento, no Rio de Janeiro, em 2021.

Leia na íntegra a Carta

Texto e fotos: Elaine Nascimento, chefe do Serviço de Documentação
Edição: Ascom MPPA

 

 

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco