Em três dias, projeto de interiorização chega a oito municípios da região do Tocantins

Com objetivo de fortalecer o Ministério Público do Estado (MPPA) e fomentar o diálogo entre a administração superior, membros e servidores, foi realizada a 2ª etapa do Projeto de Interiorização entre os dias 17 e 19 de agosto, na região do Tocantins.
No último dia programação, houve visita às sedes de Moju, Concórdia do Pará e Acará. O Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., a Subprocuradora-geral Ubiragilda Pimentel, o chefe de gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Alexandre Tourinho e os diretores de Informática e de Obras, Fabrício Saldanha e Márcia Moraes, respectivamente, participaram de reuniões com os Promotores de Justiça e servidores das Comarcas.
A comitiva do MPPA, em Moju, foi recebida pelo Promotor de Justiça Bruno Beckembauer. As cidades de Concórdia do Pará e Acará também receberam os membros da administração superior do MPPA. As reuniões contaram com a participação dos Promotores de Justiça, Naiara Vidal e Müller Siqueira.

Na oportunidade, em todas as sedes, foi discutida a melhoria no fornecimento de internet, infraestrutura e de pessoal. Ainda na programação, a diretora de obras da Instituição apresentou os projetos de construção e reforma das sedes visitadas.
Segundo o Promotor Bruno Beckembauer “É muito importante que a Procuradoria-Geral de Justiça conheça e veja de perto as condições de trabalho dos colegas em todo o Estado. É através desse diálogo, dessa aproximação da administração superior com os Promotores e servidores, que as dificuldades do dia a dia na Promotoria serão minimizadas”.

Em sua manifestação, o PGJ, ressaltou que já foi assinado contrato para a construção e reforma da sede de Moju. “A previsão é de 1 ano e meio para a entrega da nova sede. Também ressalto a realização de concurso para servidores e membros ainda este ano. Serão 74 vagas para os níveis médio e superior e 61 para Promotores de Justiça. Os dois certames terão cadastro de reserva”.

Em todas as visitas, também houve reunião da Subprocuradora-geral de Justiça para área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel, com os servidores, visando a melhoria da infraestrutura de trabalho.
“Nosso objetivo nessas visitas é ouvir as demandas não só dos Promotores, mas também dos servidores. A administração superior do Ministério Público visa a melhoria física, de trabalho e de pessoal nas Comarcas do interior do Pará”, frisou a subprocuradora.

2ª etapa do Projeto de Interiorização do MPPA iniciou em Barcarena e Abaetetuba
Os Promotores de Justiça de Barcarena, Renato Belini e Erika de Almeida Sousa e os membros de Abaetetuba, Gerson da Silveira, Gruchenhka Freire, Adriana Ferreira e Juliana Dias Nobre debateram sobre infraestrutura, melhoria do sistema de informática e o atendimento à população.

“A vinda da Procuradoria-Geral de Justiça à Abaetetuba é extremamente válida, pois aproxima a gestão do Ministério Público da realidade do interior. Também foi possível que os servidores expusessem seus questionamentos. O Projeto de Interiorização é uma iniciativa muito válida e que precisa chegar em todo o canto do Estado”, destacou o coordenador da região administrativa do Tocantins, Promotor de Justiça Gerson da Silveira.

"Esse momento é muito importante para nós servidores, pois podemos também apresentar nossas demandas à administração superior do Ministério Público, e assim, melhorar nosso dia a dia de trabalho na Promotoria", disse o servidor Rui Santos.

Igarapé-Miri, Mocajuba e Baião também receberam Projeto de Interiorização
No município de Igarapé-Miri, os integrantes da comitiva foram recebidos pelo Promotor de Justiça Emério Mendes. Na pauta da reunião, infraestrutura, informática, atendimento à população e o quadro de servidores.

"A vinda da administração superior à Comarca, logo no início da gestão marca um diferencial de compromisso e o empenho dessa nova fase que o Ministério Público quer construir. Recebemos representantes de diversos departamentos e conseguimos expor nossas demandas", disse o Promotor de Justiça Emério Mendes.

Ainda na programação, a comitiva da Procuradoria-Geral de Justiça também reuniu com os servidores da sede do MPPA em Mocajuba. Na oportunidade, houve visita ao Juiz de Direito Titular da Vara Única da Comarca de Mocajuba, Bernardo Queiroga.
Já em agenda institucional na Promotoria de Baião, o Promotor de Justiça Márcio Farias ressaltou as principais demandas da região. Também durante a visita, o Procurador-Geral de Justiça, em sessão do Tribunal do Juri, prestigiou o trabalho do representante do MP e da Juíza de Direito Emília Medeiros.
Resultados do Projeto de Interiorização
A Promotoria de Vigia, recebeu, em julho deste ano, o Projeto de Interiorização e já colhe frutos da visita. O Promotor de Justiça, Hélio Rubens Pinho Pereira, disse "antes, os móveis da sala estavam em local inadequado. Um armário impedia que a porta de entrada se abrisse por completo, outro estava afixado na passagem e à altura da cabeça, causando acidentes. Além disso, a divisão que antes havia, deixava parte do ambiente sem ar-condicionado.Fico muito feliz com a eficiência da administração superior. Um mês depois da visita feita à PGJ ao município, já tivemos a solução do problema".

Assessoria de Comunicação