ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Em reuniões virtuais, GT Desmatamento elabora planejamento para 2021

Coordenação do grupo apresentou atividades que serão desenvolvidas e fez primeira reunião com instituições parceiras no combate ao desmatamento
Pará 05/05/21 08:30
Grupo de Trabalho reuniu-se para apresentação de planos de atividades que devem ser iniciadas esse ano.
Grupo de Trabalho reuniu-se para apresentação de planos de atividades que devem ser iniciadas esse ano.
Foto: GT Desmatamento

O Grupo de trabalho (GT) Desmatamento e Queimadas do Ministério Público do Pará promoveu reuniões com os novos integrantes e com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para debater e operacionalizar as atividades que serão feitas para combater o desmatamento no Pará. Os encontros virtuais ocorreram nos dias 28 e 30 de abril e foram conduzidos pela coordenadora do GT e do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Albely Mirando Lobato e pela subcoordenadora Herena Neves Maues Coelho de Melo.

Na primeira reunião, feita na última quarta (28), houve a apresentação do eixo de trabalho aos membros que já estavam no grupo de trabalho e aos novos integrantes. Durante a reunião, foram mostrados os objetivos e atribuições do grupo, cronograma para execução das atividades planejadas e mais. “Fizemos essa apresentação com as atividades porque o GT Desmatamento vai estar fundado nos 10 municípios com maior índice de desmatamento e por isso ocorrerão remoções, vai entrar um substituto, e então precisamos fazer essa integração com os novos promotores”, explicou a subcoordenadora do grupo Herena de Melo.

Participaram do encontro virtual os promotores de municípios com notáveis problemas de desmatamento, entre eles Gustavo de Queiroz Zenaide e Pedro Renan Cajado Brasil (Novo Progresso), Juliana Nunes Félix (Altamira), Paloma Sakalem (Pacajá), Juliana Freitas dos Reis (Porto de Moz), Dirk Costa de Mattos Júnior (Uruará e Placas), Juliana Reis (Novo Repartimento) e Suldblano Oliveira Gomes (São Félix do Xingu e Tucumã). 

Segunda reunião contou com presença de pesquisadores do Imazon.
Segunda reunião contou com presença de pesquisadores do Imazon.
Foto: GT Desmatamento

O segundo encontro virtual foi a primeira articulação com outras instituições que atuam no tema. Participaram da reunião as coordenadoras do GT, os promotores de Justiça Dirk Costa de Mattos Júnior e Juliana Nunes Félix e os pesquisadores do Imazon Paulo Amaral, Andreia Pinto e Carlos Souza. “Como tem toda relação com essa questão do monitoramento, e o Imazon fornece o monitoramento mensal para os promotores dos municípios, nós já nos reunimos com eles”, contou a subcoordenadora. 

Durante o evento foi debatido a assinatura de um novo Termo de Cooperação entre o MPPA e o Imazon, com atualização das cláusulas do último termo assinado em 2007 e a criação de  plano de trabalho de atuação conjunta para instituições envolvidas com o combate ao desmatamento.


Texto:
Sarah Barbosa

 

Foto: GT Desmatamento e Queimadas

 

 

Fale Conosco