Em reuniões, CAOMA debate questões de desmatamento e queimadas

#PraTodosVerem: Na imagem, print da tela do computador com imagens das pessoas que participaram da reunião
Na última semana, na quinta (13) e sexta-feira (14), o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA), participou de reuniões de âmbitos nacionais para discutir estratégias de combate ao desmatamento em toda a Amazônia Legal. A primeira reunião virtual na quinta-feira, foi um Encontro das Forças-Tarefas dos Ministérios Públicos dos Estados da Amazônia Legal com o Ministério Público Federal. Participaram desta reunião, as promotoras de Justiça Albely Lobato, coordenadora do CAOMA e Herena Neves do GT Desmatamento e Queimadas e as promotoras de Justiça auxiliares Maria José Vieira de Carvalho Cunha e Alessandra Clos.

#PraTodosVerem: Na imagem, print da tela do computador com apresentação do mapa do Pará em verde, os municípios com maior índice de desmatamento estão na cor marrom, abaixo aparecem os rostos de algumas das pessoas que participaram da reunião virtual
Na oportunidade, elas destacaram os dados do CAOMA, que contam com relatórios periódicos e apontam os municípios com maior índice de desflorestamento, além das ações em andamento como para conscientização da população e parcerias com outras instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Imazon.
Na segunda reunião, sexta-feira, houve votação para nova coordenação da Comissão Permanente do Meio Ambiente Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural (Copema), que integra o Grupo Nacional de dos Direitos Humanos (GNDH) e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG). Além disso, houve a apresentação de projetos para combate às queimadas e desmatamento pelos integrantes da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).
As ações buscam atender a Lei n.12.187/09 e as políticas de mudanças climáticas, para atingir a efetividade do Plano de Prevenção e controle de desmatamento e queimadas (PPCDQS).
Texto: Juliana Amaral, Ascom