Em reunião, CAO Criminal articula medidas para agilizar emissão de laudos periciais
Na última segunda-feira (17), o Centro de Apoio Operacional (CAO) Criminal promoveu uma reunião para tratar sobre os entraves e problemas enfrentados no recebimento dos laudos de perícias de responsabilidade do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves. A reunião foi conduzida pelo coordenador deste CAO, promotor de Justiça José Maria Gomes dos Santos, e contou com a presença do diretor do CPC, Celso da Silva e outros membros da diretoria do Centro de Perícias.
Ainda no começo do encontro, o coordenador do CAO Criminal destacou que esta era uma oportunidade para buscar soluções, já que há um grande número de reclamações de perícias pendentes.
Na oportunidade, foram esclarecidas as diversas dificuldades encaradas pelo órgão científico, tanto as questões estruturais como estratégias de comunicação e outros pontos específicos que variam de caso para caso e causam lentidão ao processo.
Outro ponto levantado foi a utilização da ferramenta “percianet” que permite que promotores, procuradores e magistrados tenham acesso aos resultados de laudos periciais de maneira virtual, chamados de “Laudo On-line”. O sistema é fruto de uma termo de cooperação técnica e financeira firmado em 2013, pelo MPPA, CPC Renato Chaves e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Ao final da reunião chegou-se à conclusão de que mais encontros como este devem beneficiar o trabalho conjunto das instituições, para que haja um alinhamento do trabalho a ser desenvolvido. Dessa maneira, foi agendada uma próxima reunião para o dia 27 de maio.
.
Texto: Juliana Amaral, Ascom
Edição: Edyr Falcão