ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Em entrevista a rádio, promotora fala sobre implantação do Serviço de Família Acolhedora em Abaetetuba

Abaetetuba 29/05/25 13:40

 

Na última quarta-feira, 28 de maio, a promotora de Justiça Adriana Passos, titular da 3ª Promotoria da Infância e Juventude de Abaetetuba, participou de um programa na Rádio Conceição de Abaetetuba para divulgar a implantação do Serviço de Família Acolhedora no município. A iniciativa, que está sendo acompanhada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), foi apresentada ao lado do secretário de Assistência Social, representantes do Conselho Tutelar e da equipe técnica do projeto.

A ação integrou a programação da semana de mobilização em alusão ao Dia Mundial do Acolhimento Familiar, celebrado em 31 de maio, e teve como objetivo informar a população sobre o novo serviço, regulamentado pela Lei Municipal nº 690/2023 e pelo Decreto nº 209/2024.

O Serviço de Família Acolhedora já conta com sede própria, equipe técnica especializada e está atualmente na fase de cadastramento e habilitação de famílias interessadas. Segundo a equipe responsável, quatro famílias estão em processo de habilitação para o acolhimento temporário de crianças e adolescentes.

 

Durante o programa, os participantes destacaram a importância da divulgação do serviço para conscientizar a sociedade sobre o acolhimento familiar como um direito de crianças e adolescentes. A iniciativa também busca engajar a população na adoção de medidas de proteção voltadas ao melhor interesse de menores em situação de risco.

Foi ressaltado que a implantação do serviço está sendo acompanhada pelo MPPA. Além disso, a rede de proteção do município tem participado de diversas capacitações, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a seriedade e a efetividade do serviço.

 

 

Texto: Hannah Franco/Ascom com informações da 3ª Promotoria da Infância e Juventude de Abaetetuba

 

Fale Conosco