ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, MPPA promove roda de conversa em escolas de Brasil Novo

Brasil Novo 27/06/25 08:30

Em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça de Brasil Novo, promoveu uma roda de conversa nas escolas públicas do município. A ação, realizada no dia 25 de junho, foi conduzida pela promotora de Justiça Karoline Maia e teve como tema central" Diversidade e Respeito nas Escolas: Construindo um Ambiente Seguro para Todos".

A atividade ocorreu na Escola Estadual Brasil Novo e na Escola Municipal Santa Terezinha, nos turnos da manhã e da tarde; e reuniu estudantes, educadores, representantes do MPPA e membros da comunidade LGBTQIAPN+. A iniciativa buscou contribuir para a construção de ambientes escolares mais inclusivos e seguros, comprometidos com a dignidade humana e com os princípios democráticos.

A iniciativa teve como foco o combate à discriminação, a valorização da diversidade e a promoção de um diálogo aberto sobre questões como identidade de gênero, orientação sexual, bullying, direitos dos estudantes LGBTQIAPN+ e o papel da escola na prevenção da violência e na promoção da equidade.

O evento contou com a presença de profissionais especializados, como o psicopedagogo Tiago Antônio de Lima, a ativista Amanda Kassia Brito Ramos e a psicóloga Jackelliny Lorena Almeida Cruz, que contribuíram com reflexões técnicas, relatos de vivência e orientações voltadas ao acolhimento no ambiente escolar.

A roda de conversa foi planejada com base em recomendações éticas e pedagógicas, priorizando uma linguagem acessível, escuta ativa, participação voluntária e articulação com as equipes pedagógicas e de saúde das escolas. O objetivo da agenda foi garantir um espaço seguro e formativo, que reforce a cultura da paz e o respeito às diferenças.

 

Texto: PJ de Brasil Novo, com edição de Hannah Franco/Ascom

 

Fale Conosco