ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Diálogos sobre as questões climáticas e a COP 30 são realizados em três municípios

Pará 30/08/24 11:05

Nos últimos dias 21, 23 e 26 de agosto foram realizadas três edições do seminário “Diálogo sobre as Questões Climáticas e a COP 30”, em Breves, Castanhal e Redenção, com o tema “Proteger territórios, biomas e as populações tradicionais diante da vulnerabilidade climática”. O evento é promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-racial do Ministério Público do Estado do Pará (Nierac), em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) Ambiental, CAO Direitos Humanos e promotorias de Justiça dos municípios.

Em Breves, o seminário aconteceu no dia 21, no auditório do IFPA. Na abertura, a promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac, destacou que os diálogos estão sendo promovidos pelo MPPA em municípios de regiões diversas, de modo a garantir a participação da comunidade nos debates que antecedem a realização da COP 30. “Aquilo que a gente vai debater aqui hoje, que a gente vai trocar ideia, especialmente pra vocês mais jovens, que seja uma sementinha plantada na vida de vocês, nos conhecimentos de vocês, para os dias que virão, pois precisamos dessas informações para poder viver bem no lugar onde a gente está”.

A programação em Breves teve como primeira palestrante Maria das Graças Ferreira Telles, que falou sobre as “Mulheres Guardiãs do Clima”. Os promotores de Justiça Carlos Ramos e Paula Camacho desenvolveram o segundo tema, sobre “Diversidade e envolvimento- segredos para a sustentabilidade climática”. No período da tarde, a oficina sobre Mercado de Carbono foi apresentada pela promotora de Justiça Renata Cardoso.

Em Castanhal, o diálogo foi realizado no dia 23 de agosto. Participaram como mediadoras as promotoras de Justiça Lilian Braga e Cristina Colares. As palestras foram realizadas pela promotora de Justiça Ione Nakamura, com o tema “Mulheres Guardiãs do Clima”. O promotor de Justiça Raimundo Moraes falou Diversidade e desenvolvimento- segredos para a sustentabilidade climática”. A promotora de Justiça Eliane Moreira, no período da tarde, tratou sobre o tema do mercado de carbono, com a mediação da promotora de Justiça Cristina Colares.

No dia 26 de agosto foi a vez de Redenção receber o evento, realizado na sede da promotoria. A primeira mesa, com o tema “Mulheres: Guardiãs do Clima”, teve como mediadora a promotora de Justiça Lilian Braga, e palestrante Tânia Paiakan Kayapó. A segunda mesa, com o tema Diversidade e Envolvimento - Segredos para a Sustentabilidade Climática, tendo como palestrante a promotora de Justiça Ione Missae Silva Nakamura. No período da tarde, foi realizada a oficina voltada para a composição de Nota Técnica do Mercado de Carbono, com o tema “Salvaguardas para Povos e Comunidades Tradicionais”, pela promotora de Justiça Renata Cardoso.

Assessoria de Comunicação 

Fale Conosco