ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Cursos na pandemia: CEAF capacita cerca de 1000 alunos de forma virtual

Grande parte dos cursos de 2020 foram feitos online devido às restrições contra covid-19
Belém 08/03/21 08:00

Mesmo com a pandemia de covid-19 e o cancelamento de eventos presenciais, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) seguiu trabalhando duro e capacitou mais de 1100 pessoas em 2020. Entre os principais destaques do ano estão os cursos sobre eleições, direito agrário, técnicas de entrevista e detecção de mentiras e a criação do estúdio de Ensino à Distância (EAD) do Ceaf, inaugurado em outubro do ano passado.

Segundo o diretor-geral do Centro de Estudos, Rodier Barata Ataíde, devido a proibição de aglomerações houve um grande investimento em cursos online. A necessidade de continuar realizando os cursos e capacitações também acelerou na criação do estúdio EAD, que já estava nos planos da diretoria, mas saiu do papel durante a pandemia.

“O estúdio foi um grande avanço. Podemos fazer gravações, produzir conteúdos para cursos e esperamos que seja muito utilizado em 2021”.

Rodier Ataíde, diretor-geral do CEAF | Rosa Carvalho, subprocuradora-geral de justiça para área administrativa
Rodier Ataíde, diretor-geral do CEAF | Rosa Carvalho, subprocuradora-geral de justiça para área administrativa
Foto: MPPA

Para o diretor, a maior realização do ano foi o Curso de Aperfeiçoamento em Direito Agrário e Fundiário e Políticas Públicas,  realizado em parceria com a  Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA). “No ano passado, um passo histórico que foi dado, foi o curso de 191 horas/aula de aperfeiçoamento em direito agrário que não era realizado há muitos anos. Havia uma demanda de membros pedindo o curso. A nossa turma foi muito exitosa. Nós tivemos 98 concluintes, sendo metade de membros e a outra metade de servidores. Houve uma excelente avaliação desse curso, o que favorece a atuação de membros na área agrária e fundiária, mas também com o olhar voltado para a atuação junto a comunidade“, afirmou Rodier Barata.

Aulas ocorreram em EAD desde desde o início da pandemia
Aulas ocorreram em EAD durante a pandemia
Foto: CEAF

O ano de 2020 também foi marcado por novas parcerias com instituições de ensino superior e outras unidades do Ministério Público, O curso “Atuação do Ministério Público nas Eleições Municipais de 2020” por exemplo, teve aulas ministradas por promotores de Justiça do MPMG e MPRS e contou com a participação de 150 alunos. 

A pedagoga do Ceaf Lucia Florenzano vê a parceria com outros MPs de forma positiva. “Houve muita troca de informações, incentivando e divulgando capacitações. Não tínhamos isso antes. A integração com os outros Ministérios Públicos, por meio da equipe pedagógica de outros Ceafs, foi fantástica. Assim podemos ter acesso a capacitação de diversos Centros de Estudo e o Pará também pode fazer suas ofertas de cursos”, afirmou.

Planejamento para o novo ano: conheça o calendário 2021

Para 2021, um dos cursos que o Ceaf pretende realizar é o “Técnicas de entrevista, interrogatório e detecção de mentiras aplicado às funções do Ministério Público”, ministrado pelo professor Thompson Cardoso, que já treinou profissionais do Departamento Federal de Investigação do Estados Unidos (FBI), Unidade de Polícia Especializada de Los Angeles (SWAT) e membros da Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard). Essa será a terceira vez que o curso é realizado pelos Centro de Estudos.

Curso foi realizado em 2020, 2017 e está programado para ocorrer em 2021 também.
Curso foi realizado em 2020 e 2017, e já está programado para ocorrer em 2021 também.
Foto: Alexandre Pacheco (Ascom MPPA)

O calendário inicial de cursos do Ceaf, lançado na sexta-feira (5), também prevê diversos outros cursos online. Segundo o diretor-geral, o Ceaf irá focar nessa modalidade, através de atividades ao vivo e gravadas. “O ano de 2020 foi um ano atípico, como ainda está sendo o ano de 2021, e essa é a perspectiva que fez com que investíssemos quase que unicamente nas atividades on-line”, disse Rodier Barata.

Entre os planos para o ano, o Ceaf também está se preparando para disponibilizar, neste mês, um portfólio de cursos EAD com certificação para os participantes. “Esses cursos são gravados para que o aluno participe quando ele puder fazer, a qualquer horário do dia ou da noite”, explica o diretor.

O diretor fala ainda sobre como essa nova forma de aprendizado permitiu a continuação dos trabalhos do Ceaf e também a participação de membros independente da distância em que estão. “Foi possível alcançar alunos de todo o estado do Pará. Eles puderam acessar as informações e fazer as atividades à distância, superando a dificuldade de deslocamento que nós tínhamos nos eventos em Belém”, afirmou.

Texto: Sarah Barbosa
Fotos: Arquivo MPPA

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco