ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Curso capacita servidores para usar software de análise de dados

Especialista de Minas Gerais está treinando integrantes do MPPA para aperfeiçoar combate à lavagem de dinheiro
Belém 03/09/19 16:43

De 2 a 6 de setembro, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) promove o curso “Análise de Vínculo”, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI) e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O curso capacita servidores para utilização do software denominado i2 Analyst’s Notebook, da IBM, cujo objetivo é realizar análise visual combinando armazenamento de dados, ferramentas de análise e recursos de visualização e disseminação.

 
Foto: Alexandre Pacheco

A ferramenta é amplamente utilizada na realização da chamada análise de vínculos, uma técnica especializada de importação, depuração, organização, interpretação e diagramação de dados brutos, que permite ao usuário detectar padrões e relacionamentos existentes entre os elementos constitutivos do universo de uma investigação, por exemplo, onde é possível integrar informações de múltiplas fontes, como boletins de ocorrências policiais, dados sobre veículos, bilhetagens telefônicas ou movimentações financeiras. Os dados são trabalhados por ferramentas de análise de forma a fazer emergir padrões regulares sobre a estrutura, organização e operação do grupo criminoso, orientando intervenções eficazes dos agentes da lei.

O curso é ministrado pelo analista de informações mineiro Wilton Valadas Júnior. Na área de Tecnologia de Informação ele desenvolve e implanta sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidades, bem como a codificação de aplicativos para a especificação de programas, da arquitetura e das ferramentas de desenvolvimento e elaboração de documentação técnica para preparação e apresentação de equipamentos e sistemas a serem desenvolvidos, implantados ou adquiridos.

O especialista Wilton Valadas Júnior e o promotor Pedro Crispino
O especialista Wilton Valadas Júnior e o promotor Pedro Crispino
Foto: Alexandre Pacheco

“A utilização desse software vai facilitar muito o trabalho de vocês aqui no Pará porque não existe hoje nenhuma operação no Brasil em que ele não seja utilizado. É muito mais fácil descrever uma operação ilegal em imagens do que em diversas páginas escritas. Isso significa que um juiz ou um promotor conseguirão tomar uma decisão de forma muito mais rápida a partir da observação dos diagramas gerados pelo sistema”, disse o especialista.

Participam do curso servidores do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Civil. Para o servidor Cláudio Costa, do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, a ferramenta ensinada no curso é uma grande aliada nas investigações. “O curso é de grande importância pois ajuda a compreender a gama de dados com quais a gente trabalha a partir do momento em que extrai e analisa essas informações. Ele é fundamental para a qualquer órgão que se proponha a lutar contra a lavagem de dinheiro, por exemplo”, disse o servidor participante do curso.

Texto: Ascom MPPA

 

 

Fale Conosco