Cultura de paz é tema de oficina de diálogos com profissionais da educação

Os Promotores de Justiça Viviane Lobato Sobral, Rosilene de Fátima Lourinho dos Santos e Nicolau Antônio Donádio promoveram a oficina “Círculo de diálogos com profissionais de educação”. A atividade faz parte do Plano de Atuação das Promotorias da Infância e Juventude de Belém. O evento foi realizado no auditório multiuso da Promotoria da Infância de Juventude, nesta sexta-feira (3).
A oficina é uma parceria do MPPA com as secretarias de educação do Estado e do Município cujo intuito é promover o acesso dos profissionais da educação às linhas conceituais e metodológicas das práticas restaurativas na perspectiva de prevenção e gerenciamento positivo das ocorrências de conflitos para a construção de uma cultura de paz nas escolas. A iniciativa foi motivada pela constatação da ocorrência de violência em suas variadas formas de manifestação dentro das escolas públicas como bullying, homofobia, entre outras.
A ideia é proporcionar aos profissionais da educação as práticas restaurativas que estão previstas tanto em documentos internacionais como na legislação brasileira, mais especificamente na lei do “bullying”. Os promotores de Justiça da Infância e Juventude que atuam na área infracional definiram por trabalhar a prevenção a esses conflitos divulgando a cultura da paz nas escolas.
A oficina foi coordenada pelos promotores de Justiça da Infância e Juventude Viviane Veras de Paula, Rosilene de Fátima Lourinho e Nicolau Antônio Crispino, com a participação de técnicos do MPPA. Participaram professores e representantes de diversas escolas estaduais e municipais os quais vivenciaram uma proposta diferente de trabalhar ações preventivas no ambiente escolar.
Texto: Ascom MPPA