Corregedoria conclui período de correição ordinária no Baixo Amazonas
A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Pará concluiu na sexta-feira, 8 de outubro, os atos de Correição Ordinária na região do Baixo Amazonas. Desde o dia 27 de setembro a equipe esteve na região para as correições em 24 cargos de Promotorias de Justiça, realizadas em Santarém, Óbidos, Alenquer, Prainha, Oriximiná, Juruti, Faro e Terra Santa. Na agenda externa, foram promovidas escutas com a comunidade, reuniões e visitas a instituições e autoridades locais.
O Corregedor-Geral do MPPA, Manoel Santino Nascimento Júnior, e o Subcorregedor, Geraldo de Mendonça Rocha, juntamente com os integrantes da equipe e promotores de Justiça de Santarém, reuniram com autoridades e instituições locais para estreitar as relações institucionais.
Descrição: Fotografia colorida de pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular, em ambiente interno, todos com máscaras
Foram visitados o prefeito Nélio Aguiar, o arcebispo da arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, o presidente da OAB/subseção Santarém, Ítalo Melo, o presidente da Câmara Municipal, Ronan Liberal Júnior, o diretor do Fórum, Juiz de Direito Cosme Neto, e outras representações. O Corregedor-Geral também participou de sessão ordinária da Câmara Municipal, quando falou aos vereadores sobre a atuação do MPPA, e de uma sessão especial em homenagem ao dia nacional do portador de deficiência.
Descrição: Fotografia colorida de pessoas sentadas em um auditório, com mesa à frente e uma tela onde se vê imagem de suas pessoas
O corregedor e promotores de Justiça de Santarém também participaram de reunião virtual com os representantes das empresa de mineração Rio do Norte, que atua em Oriximiná. A empresa Rio do Norte destacou a atuação do MP no período da pandemia, por meio do Grupo Pela Vida no Trombetas, formado por lideranças e autoridades, que foram fundamentais para a preservação da saúde das comunidades ao longo do rio. Em Alter do Chão, participaram de reunião com o Grupo de Trabalho Alter Preservada.
Descrição: Fotografia colorida de reunião em ambiente interno, com pessoas sentadas ao redor de uma mesa
Em Santarém, uma reunião com o arcebispo da Arquidiocese de Santarém, dom Irineu Roman, contou com a participação de promotores de Justiça que atuam na região do Baixo Amazonas. Um projeto de parceria com a rádio Rural, emissora gerenciada pela arquidiocese, deve ser efetivado ainda este ano com a coordenação das promotorias da região, bem como uma escuta social a ser realizada na região do Lago Grande.
No decorrer das duas semanas, foram recebidos todos os cidadãos e representações que procuraram a equipe na sede das promorias de Justiça de Santarém.
Texto: Lila Bemerguy