ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Cooperação entre MPPA e Holanda é debatida com diplomatas europeus

Um dos temas tratados com o procurador-geral Gilberto Martins foi a defesa do meio ambiente e o combate ao comércio ilegal
Belém 31/05/19 14:07

Diplomatas do governo holandês estiveram na manhã desta sexta-feira (31) no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém, para uma visita de cortesia ao procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins, e a membros da instituição. O principal motivo do encontro foi estreitar relações e buscar cooperação para enfrentar questões como o desmatamento e o comércio de produtos ilegais para o continente europeu.

Mirko Ponti, coordenador de políticas climáticas do Ministério de Relações Exteriores da Holanda, e Amanda Molenaar, secretária de assuntos econômicos da Embaixada do Reino dos Países Baixos, abordaram diferentes assuntos ligados às questões ambientais e econômicas, como o desmatamento no Pará, as atividades produtivas realizadas no estado e a comercialização de produtos oriundos do território paraense para a Holanda. Eles fizeram perguntas sobre como o MPPA atua nestas áreas.

O procurador-geral Gilberto Martins explicou a atuação do MPPA em demandas relativas à defesa do meio ambiente. Ele citou várias ações envolvendo denúncias e repressão a crimes ambientais praticados nos setores do agronegócio, madeireiro e mineral. Também presente à reunião, a promotora de Justiça Ione Missae, coordenadora do Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias do órgão, detalhou as atividades da instituição nas áreas agrárias e fundiárias. Um dos temas abordados por ela foi o SIG-Fundiário (Sistema de Informações Geográficas Fundiárias), que consiste em um sistema eletrônico de integração de dados agrários e fundiários do Pará, elaborado em parceria entre o MPPA e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Gilberto Martins detalha a atuação do MPPA no combate aos crimes ambientais
Gilberto Martins detalha a atuação do MPPA no combate aos crimes ambientais
Foto: Ascom MPPA

Segundo Gilberto Martins, o MPPA está à disposição do governo holandês para cooperar em atividades de combate à entrada, na Holanda, de mercadorias paraenses cuja origem seja ilícita, como produtos madeireiros proveninentes de áreas de desmatamento ou que envolvam trabalho infantil. A procuradora de Justiça Cândida Nascimento, subprocuradora-geral de Justiça para a área Jurídico-Institucional, também participou da reunião e reforçou o apoio do MPPA.

Além de visitarem o MPPA, os diplomatas do governo holandês cumpriram agenda institucional em Belém e reuniram com outras instituições no Pará.

  

Texto: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social

 

Fale Conosco