Conferência debate a situação da saúde em Capanema

A promotora de Justiça Maria José Vieira de Carvalho Cunha participou, na manhã desta terça-feira (23), da XI Conferência Municipal de Saúde de Capanema, na Arena Carlos Gomes. A conferência teve como objetivo avaliar a situação da saúde de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde e das Leis Orgânicas de saúde.
O evento reuniu os segmentos representativos da sociedade, para debater a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política municipal de saúde pública. Durante o evento também foram definidas as diretrizes desta política de saúde e avaliados os métodos de controle social.

O Ministério Público participou do evento por meio da promotora de Justiça Maria José Vieira de Carvalho Cunha que proferiu palestra com o tema: "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e Financiamento do SUS."
A promotora destacou que a palestra foi bastante produtiva e teve a participação do público presente que teve a oportunidade de esclarecer dúvidas. “A importância e a presença de representante do Ministério Público em evento desse porte, se dá em virtude do acompanhamento do direcionamento das políticas públicas de saúde, através da apresentação de propostas e ideias para os próximos anos, pois ainda há muito o que fazer para que o cidadão tenha acesso a serviços de saúde de qualidade”, destacou a promotora Maria José de Carvalho Cunha.
Durante a Conferência foram eleitas ainda as entidades e instituições que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para o Biênio 2019 a 2021 e os delegados que irão participar da XIII Conferência Estadual de Saúde.

Texto: PJ de Capanema, com edição da Ascom