Comunidade São José recebe serviços da rede itinerante de combate à violência doméstica

A comunidade de São José, na região do planalto, em Santarém, recebeu na sexta-feira (15/06) a quinta edição do projeto Itinerante de Serviços pelo Combate à Violência Doméstica, desta vez executado como parte da programação dos 185 anos da Comarca de Santarém, numa parceria do Ministério Público de Santarém com a Vara da Violência Doméstica.
Moradores de comunidades vizinhas também tiveram acesso aos atendimentos disponíveis na escola São José, na BR-163. O projeto leva às comunidades distantes do centro urbano os serviços da rede de proteção à mulher. Já foi levado ao Urucureá, São Raimundo da Palestina, São Raimundo do Eixo Forte e Ituqui.
A programação é parte de uma série de eventos comemorativos dos 185 anos da comarca de Santarém, e teve a participação da juíza da Vara da Violência Doméstica, Carolina Maia, e da promotora de justiça da Violência Doméstica, Luziana Dantas, que coordenam essa edição do projeto.
“Essa foi uma edição especial, e em razão dessa parceria, tivemos outros serviços agregados ao projeto, que combate a violência doméstica, mas disponibiliza esses atendimentos para a mulher e a família”, ressalta Luziana. Na abertura os representantes do MPPA e Vara da Violência Doméstica orientaram as famílias sobre como proceder em casos de violência doméstica, pois necessitam de toda a rede de atendimento, que fica em Santarém.
Edvana Dias, moradora da comunidade São José, trouxe toda a família para serviços de documentos e atendimento médico. “Veio meu esposo, filhas e netas. Aqui fica mais fácil, pois em outros lugares tem que chegar de madrugada para conseguir”, diz.
Foram disponibilizados atendimentos do MP, do Propaz, Maria do Pará, Delegacia da Mulher (DEAM), Abrigo de Mulheres, Vara da Violência Doméstica e Comissão da Mulher da OAB, com orientações jurídicas. A secretaria Municipal de Saúde levou consulta médica, odontológica, de enfermagem, PCCU, vacina, teste de glicemia e emissão de cartão SUS. O CTA fez testes rápidos de HIV, hepatite, sífilis.
A Secretaria Municipal de Assistência Social levou os serviços de carteira interestadual do idoso e passe livre do PNE, cadastro único, CRAS volante. A Polícia Civil emitiu 100 unidades de RG, 1ª ou 2ª via. O Cartório 3º Ofício emitiu certidões de nascimento, e os Correios, CPF, com taxa custeada pela Câmara de Dirigentes Lojistas- CDL.
O Grupo Alcóolicos Anônimos, Ronda Escolar da PM e o programa Proerd, levaram informações e orientações para adultos e crianças. Também foram disponibilizados agendamentos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e Liga da Saúde, pelo Instituto Esperança de Ensino Superior, com roda de conversa e encaminhamentos para a clínica/escola de psicologia. O Sesc Santarém montou jogos e atividades lúdicas para as crianças, durante toda a manhã.
Texto e fotos: Lila Bemerguy.