ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Comunidade ribeirinha de São Geraldo do Araguaia recebe projeto 'Roda de Conversa de Direitos' do MPPA

São Geraldo do Araguaia 15/07/25 13:30

 A comunidade ribeirinha de Ilha de Campos, em São Geraldo do Araguaia, recebeu na segunda-feira, 14 de julho, a primeira edição do projeto Roda de Conversa de Direitos, promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça local. A ação foi conduzida pelo promotor de Justiça Erick Fernandes, para levar informações sobre direitos humanos às áreas mais distantes do município, com ênfase na proteção da mulher e dos direitos de crianças e adolescentes.

O evento contou com uma dinâmica participativa e linguagem acessível, com palestras curtas de até 15 minutos, ministradas por representantes da Secretaria de Assistência Social, que abordaram os temas de violência contra a mulher e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Durante o diálogo com os moradores, surgiu a demanda para que o tema bullying seja tratado em outras ações futuras.

A gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), da região do Araguaia, também participou da atividade e falou sobre a importância da preservação ambiental, especialmente durante o período do veraneio, quando a região costuma receber turistas.

A Secretaria Municipal de Educação esteve presente ouvindo as demandas da população local e se colocando à disposição para contribuir com melhorias na estrutura educacional da região. Já a Secretaria de Saúde participou oferecendo atendimento odontológico com a presença de dentista no local.

Em uma parceria com o Exército Brasileiro, foi realizada uma oficina de saúde bucal, ministrada por oficiais dentistas, e entrega de 60 kits de higiene bucal aos participantes. Ao final do evento, foram distribuídas 25 cestas básicas, resultado de um acordo de não persecução penal firmado pelo Ministério Público, além de kits de conscientização ambiental fornecidos pelo Ideflor-Bio.

De acordo com o promotor Erick Fernandes, a iniciativa tem grande valor social. "Tal evento é de uma significância enorme. De início, a presença de vários secretários, da gerente do Parque Serra das Andorinhas e de outras autoridades facilita o contato do povo da região com as pessoas responsáveis pelas melhorias do local", disse. "As palestras foram extremamente importantes, levando ao povo o conhecimento sobre seus direitos; bem como a oficina de higiene bucal foi de extrema importância", destacou.

 

 

Texto: Hannah Franco, com informações da PJ de São Geraldo do Araguaia.

 

Fale Conosco