Comunidade Luso-Brasileira estreita laços com o MPPA

O procurador-geral de justiça César Mattar Jr recebeu na tarde desta sexta-feira (30), no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belém, a visita de integrantes da Comunidade Luso-Brasileira do Pará, formada atualmente por sete entidades envolvidas com as questões desse segmento no Pará.
Participaram do encontro a vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Granja Gonçalves; o presidente da benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, Alírio José Duarte Gonçalves; o presidente do Grêmio Literário e Recreativo Português, Antônio Carlos do Nascimento Cunha; a presidente da Tuna Luso Brasileira, Maria Graciete Souza Maués; e o presidente da Comunidade Luso Brasileira, Luiz Otávio Rei Monteiro.
Pelo Ministério Público do Estado, acompanharam o procurador-geral de justiça, o subprocurador-geral para a área Jurídico-Institucional, Antônio Eduardo Barleta de Almeida; a subprocuradora-geral para a área Técnico-Administrativo, Ubiragilda Silva Pimentel, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará, Márcio Silva Maués de Faria; o procurador de justiça Waldir Macieira da Costa Filho e o chefe de gabinete Alexandre Marcus Fonseca Tourinho.
A vice-cônsul de Portugal, Maria Fernanda Granja Gonçalves destacou: “a visita teve o intuito de nos apresentar e congratular o novo procurador-geral de justiça e dizer que a comunidade portuguesa está aqui presente para cooperar no que for necessário”.
“Viemos demonstrar nosso apoio ao Dr César Mattar Jr. Tenho absoluta certeza que ele fará um excelente trabalho à frente do Ministério Público, assim como sempre fez ao longo de sua carreira profissional”, disse o presidente da Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, Alírio José Duarte Gonçalves, que também demonstrou seu apoio ao procurador-geral de Justiça.
A Comunidade Luso-Brasileira foi constituída no Pará há 67 anos pelas próprias entidades no intuito de debater ideias e criar uma rede de apoio entre elas. Atualmente, sete entidades integram a comunidade, cinco delas centenárias.

“Viemos dizer que estamos dispostos a contribuir com o Ministério Público no que for necessário e reiterar que estaremos sempre de braços abertos”, disse o presidente do Grêmio Literário e Recreativo Português, Antônio Carlos Nascimento Cunha.
O procurador-geral de Justiça César Mattar Jr agradeceu a presença de todos e destacou que a visita representa o estreitamento dos laços com uma das comunidades que mais contribuíram para o que o Estado do Pará é hoje.
“A comunidade portuguesa é construtora da pujança do nosso Estado continental. Recebê-los aqui é motivo de jubilo para a nossa instituição e particularmente para a Procuradoria-Geral de Justiça”, concluiu César Mattar Jr.
Assessoria de Comunicação