Comitiva do Projeto de Interiorização visita mais três promotorias do sudeste do Pará

No terceiro dia de viagem ao sudeste do Pará, a Comitiva do Projeto de Interiorização da PGJ visitou, nesta quarta-feira, 4 de setembro, mais três promotorias de Justiça da região: Canaã dos Carajás, Xinguara e Rio Maria. A atividade faz parte de uma das metas do Plano de Gestão do procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., que é fomentar o diálogo e aproximar a administração superior do Ministério Público aos membros e servidores que atuam no interior do Estado. O projeto permite conhecer de perto as demandas e necessidades das promotorias, permitindo assim a busca de soluções, para fortalecer a instituição e aprimorar o atendimento à população.
Integram a Comitiva o subprocurador-geral de Justiça para a área jurídico-institucional, Eduardo Barleta; a subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel; o corregedor-geral, Sérgio Tibúrcio; o ouvidor Geraldo Rocha; a chefe de gabinete da PGJ, PJ Érika Menezes; o assessor da PGJ, PJ Alexandre Tourinho; a diretora do Departamento de Obras, Márcia Moraes; o chefe do gabinete militar, Cel Franco; e assessoras da administração superior.
"Durante as nossas duas gestões conseguimos levar o projeto de interiorização a todas as regiões administrativas do Ministério Público. Foram milhares de quilômetros percorridos com o objetivo de estarmos mais próximos de membros e servidores, conhecendo as dificuldades e o dia a dia de cada promotoria, em busca de medidas efetivas e soluções para as demandas. Todo esse trabalho prosseguirá até o último dia de nosso mandato", destacou César Mattar Jr.
No período da manhã a Comitiva visitou o município de Canaã dos Carajás, sendo recebida pelos promotores de Justiça Emerson de Oliveira e Luciana Mazza. Durante o encontro os membros do MPPA solicitaram um servidor para ajudar nas atividades administrativas e seja designado um promotor de justiça auxiliar para atuação judicial e extrajudicial, devido ao grande volume de processos e procedimentos em andamento. Foi também solicitado reforço nos equipamentos de informática para auxiliar os trabalhos.
O cronograma de visitas continuou no período da tarde e a Comitiva chegou ao município de Xinguara, onde reuniu com os promotores de Justiça Flávia Mecchi, João Ramos e Gustavo Galdino. Entre as demandas apresentadas a possibilidade de melhorar o ambiente interno das salas da promotoria, bem como o complemento de novos dispositivos de informática e contratação de dois estagiários, sendo um nível de superior e outro de nível médio. Outros assuntos referentes a atuação institucional também foram tratados.
Em Xinguara, assim como tem feito em outras promotorias, a subprocuradora-geral de Justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel, reuniu com os servidores e ouviu as demandas.
O dia finalizou com o deslocamento dos integrantes da Comitiva ao município de Rio Maria, onde foram recebidos pelo promotor de Justiça Franklin Jones da Silva. Na pauta assuntos institucionais da região, melhorias no espaço interno da sala da promotoria e o andamento do projeto de construção da sede do MP no município, no terreno localizado próximo ao Fórum e Câmara Municipal.
Texto e fotos: Edyr Falcão da Ascom