Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realiza evento formativo para a hotelaria

O Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, composto por instituições governamentais como o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), e representantes da sociedade civil organizada, deu início, na quarta-feira, 9 de abril, a uma série de ações voltadas para a preparação da sociedade, em especial o setor hoteleiro, no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
As atividades, que fazem parte do monitoramento do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, estão sendo realizadas no contexto da COP 30, evento climático global que ocorrerá em Belém, em novembro deste ano.
A primeira ação da série aconteceu no auditório da Polícia Civil e teve como foco a sensibilização do setor hoteleiro. O evento foi marcado por uma série de palestras e atividades formativas. A presidente do Comitê, delegada Ariane Melo, fez a abertura oficial do evento.
Reflexões e capacitação sobre violência sexual
A Secretaria Estadual de Turismo, representada por Hugo Almeida, também participou do evento, abordando o tema Código de Conduta como um dos pilares para a conscientização. Além disso, a instituição Futuro Brilhante, representada por Diego Martins, contribuiu com reflexões sobre conceitos de violência sexual, identificando sinais, sintomas e as graves consequências dessa forma de abuso.
A capacitação também incluiu a participação da delegada Emanuelle Amorim, especializada no tema acolhimento e encaminhamento, que reforçou a importância da articulação entre segurança pública e a proteção dos direitos infantojuvenis. A coordenadora do CAOIJ, promotora de Justiça Mônica Freire, abordou a responsabilização dos autores de delitos e as estratégias institucionais de enfrentamento à violência sexual.
Durante o evento, diversos hotéis de Belém demonstraram seu compromisso social com a causa, assumindo a responsabilidade de atuar como parceiros na prevenção e no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Como parte da ação, os estabelecimentos receberam um cartaz informativo com arte concebida pela servidora Ruth Campos, reforçando visualmente o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes.
Texto: Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), com edição da Ascom