Comissão MP Sustentável realiza reunião para encaminhar ações do programa

Nesta quinta-feira, 9 de setembro, a Comissão MP Sustentável e o Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) realizaram reunião para alinhamento e avanço ações do programa MP Sustentável. A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça e coordenadora do CAO Ambiental, Albely Miranda Lobato e pela promotora de Justiça auxiliar do CAO Ambiental, Maria José Vieira de Carvalho e também contou com a participação de representantes de vários setores do Ministério Público do Estado do Pará.
Dentre os assuntos tratados na reunião estão: a pesagem de resíduos sólidos; apresentação de dados sobre o consumo de plástico e valores de copos de papel, que deixaram algumas dúvidas que serão sanadas na próxima reunião; a promotora Albely sugeriu que o uso de copos de plástico sejam abolidos dentro do MPPA e sejam substituídos por copos retornáveis.
Além disso, foi pontuado que a Cartilha do MP Sustentável, direcionada ao público interno, já foi produzida pela Ascom e está sendo revisada pelo CAO Ambiental, que encaminhará para fechamento ainda esse mês. A Cartilha não terá impressão mas, terá divulgação nas redes sociais e por meio de QRCode em cartaz e folder.
Nos encaminhamentos da reunião, foram definidos que o CAO Ambiental, por sugestão da promotora Maria José Vieira de Carvalho, fará um projeto, que será apresentado na próxima reunião, de substituição progressiva do copo descartável para o copo de papel, e paralelarmente com o copo retornável; o setor de Engenharia e Obras ficou responsável por ampliar a sinalização de biclicletário, e a disponibilidade do mesmo será incluída na Cartilha do MP Sustentável.
Na ocasião, a promotora Albely Miranda Lobato ressaltou a importância da ação em conjunto, para que o MPPA alcance os objetivos do Programa MP Sustentável, com a contribuição de cada pessoa, resultando em ações positivas.
Em Outubro, em alusão às comemorações do Dia do Consumo Consciente, que é dia 15, foi definido que será realizado um evento de troca de resíduos recicláveis por copos laváveis com a logo do MPPA e mensagens de educação ambiental. Para isso, será necessário patrocínio para os copos reutilizáveis.
Além disso, a Comissão pensou na produção de sacolas e blocos de papel borrão, com destinação para cooperativas de catadores de resíduos sólidos e que a República do Emaús pode ser incluída na destinação de equipamentos eletrônicos. Para organizar essa produção, foi definida a criação um grupo, coordenado pelo CAO Ambiental. Os setores que mais contribuírem receberão certificado.
A próxima reunião foi definida para o dia 7 de outubro.
Texto: Lírio Moraes