ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Comissão do Programa MP Sustentável reforça medidas de sustentabilidade no Ministério Público

As decisões visam diminuir o impacto causado pelas unidades, funcionários e visitantes do MPPA ao meio ambiente
Belém 08/10/21 10:25

Descrição da imagem: Fotografia colorida de uma reunião. Ao redor de uma grande mesa retangular, branca, estão sentadas quatorze pessoas: duas promotoras numa ponta menor ao fundo, cinco no lado grande da mesa, três na outra ponta menor e quatro no outro lado grande, todos usando máscara. As pessoas olham para as promotoras. Nas duas paredes brancas que aparecem ao fundo tem uma porta no canto esquerdo, uma televisão desligada atrás das promotoras e cinco quadros de fotografias regionais de tamanho mediano na parede do lado direito, atrás dos cinco participantes.

 

Na manhã da última terça-feira, 5 de outubro, o Ministério Público do Pará, através do Centro de Apoio Operacional Ambiental, realizou mais uma reunião para dar continuidade aos assuntos da Comissão MP Sustentável.

Após a reunião ser iniciada pela Promotora de Justiça Albely Lobato, coordenadora do CAO Ambiental, os demais participantes puderam fazer suas considerações. Dentre os temas abordados, discutiu-se o conserto dos sensores dos banheiros, a demanda de adequação do bicicletário do prédio da Infância. Outro ponto colocado foi a destinação das lâmpadas fluorescentes, as quais ainda não possuem contrato de logística reversa.

Sobre o gasto de papel no Ministério Público, foi questionado sobre o aumento nos pedidos de impressão de cartilhas, e que, em reunião com a Subprocuradora Técnico Administrativa, ficou determinado que o Serviço de Artes Gráficas iria organizar em planilha os pedidos de cartilhas e cartazes, apontando o quantitativo e valores de cada solicitação, para prévia aprovação da SUbTA quando o quantitativo for alto, além da orientação sobre a utilização de materiais digitais, preferencialmente, restringindo-se a impressão para locais onde realmente o acesso virtual seja limitante.

No que diz espeito à energia, uma das preocupações é o uso indevido de ar-condicionados e iluminação interna, que muitas vezes são mantidos ligados em salas vazias ou mesmo depois do horário de funcionamento do órgão.

 

Fotografia colorida da reunião.
Descrição da imagem: Fotografia colorida da reunião. Do ângulo contrário, nesta foto as promotoras já aparecem de costas, algumas pessoas olham para elas, outras olham para o senhor, servidor do MPPA, que está sentado ao centro na outra ponta menor da mesa. Ao fundo, a parede dos quadros de fotografias está do lado esquerdo, na mesma parede, no canto da sala há um ar condicionado e do lado direito, há uma grande janela que ocupa quase toda a parede.
Foto: ASCOM

Ao final da reunião foi decidido que o CAO Ambiental encaminhará expediente para à Subprocuradoria-Geral de Justiça para a área técnico-administrativa, solicitando o uso de parte do plano de fundo dos computadores para a campanha do Dia do Consumo Consciente, a se comemorar no dia 15 de outubro, com campanhas mensais dos eixos do MP Sustentável, além de solicitar a mudança da adoção de copos descartáveis de plástico para copo de papel biodegradável para visitantes e incentivar a adoção de copos retornáveis para membros e servidores, instituindo assim a campanha Descartável Zero.

Foi definido também que o Setor de Obras vai ajustar o bicicletário do prédio da Infância neste mês de outubro, implantando uma barreira com correntes, além da identificação visual, para impedir que carros estacionem nesta área destinada a bicicletas, enquanto o CAO Ambiental vai inserir na Cartilha do MP Sustentável orientações sobre a utilização de materiais digitais, uso dos biciletários e explicações de conscientização das adoções de medidas sustentável. Uma nova reunião para conferir o cumprimento destas medidas foi agendada para o dia 10 de novembro.

Texto: CAO Ambiental e Ascom

 

 

Fale Conosco