ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Comissão de Avaliação de Torcidas Organizadas e de Segurança no Grandes Eventos reúne com ambulantes da área do Estádio Mangueirão

Belém 19/03/25 13:30

Na segunda-feira, 17, a Comissão de Avaliação de Condutas de Torcidas Organizadas e Segurança nos Grandes Eventos do Conselho de Segurança Público do Estado do Pará (CACTOSEG/CONSEP), realizou reunião na Sala de Imprensa do Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença para ouvir os ambulantes do entorno do Mangueirão.

Os ambulantes presentes ponderaram que a associação da categoria não tem dialogado com os realizadores dos jogos no Mangueirão e isso vem causando inúmeras dificuldades de organização e de oportunidades a esses trabalhadores.



A Comissão apresentou propostas para que seja feito um cadastro dos ambulantes, de modo que se organizem para poderem dialogar com os clubes de futebol, com a federação e com os demais órgãos de segurança, encontrando, assim, uma forma viável para trabalhar nos futuros jogos no Mangueirão. Ainda se ponderou pela necessidade de regularização dos ambulantes junto à prefeitura e que seja debatida a proposta de criação de um espaço para os ambulantes trabalharem.

A reunião teve como objetivo a integração dos ambulantes nos grandes eventos de forma organizada e com vendas de bebidas e alimentos segura aos consumidores. Para isso, envolver os ambulantes no debate permitiu que eles compreendam as normas e restrições, além de ouvir suas próprias sugestões e viabilizar essa integração com a realização dos grandes eventos no Mangueirão.

O promotor de Justiça José Maria Gomes dos Santos presidiu a reunião, estando presentes os membros da comissão e os representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, da Federação Paraense de Futebol, da Polícia Civil, do Comando da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Diretoria do Estádio Mangueirão, da Empresa de Segurança Mamute, do Paysandu Sport Club e os ambulantes da área do Estádio Mangueirão.

Após o término do encontro, a Comissão realizou uma vistoria no Estádio Mangueirão de modo a verificar quais as providências devem ser tomadas para melhoraria do trânsito de veículos no local e a acessibilidade das pessoas com deficiências (torcedores/espectadores).

Foram verificados corredores, rampas de acesso, assentos de acessibilidade, sinalização e comunicação, vagas prioritárias, rotas de emergência e áreas de segurança, além de outros pontos de mobilidade, infraestrutura, controle e organização.


Texto e fotos: CAO Criminal
 

Fale Conosco