ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Comissão avança em ações para garantir segurança nas finais da Copa Verde e do Parazão

Belém 09/04/25 09:48

Na última terça, 8 de abril, a Comissão de Avaliação de Condutas de Torcidas Organizadas e Segurança nos Grandes Eventos do Conselho de Segurança Público do Estado do Pará (CACTOSEG/CONSEP), presidida pelo promotor de Justiça José Maria Gomes dos Santos,  reuniu-se no auditório das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Belém, para tratar do aprimoramento das medidas de segurança nos jogos das finais da Copa Verde e do Campeonato Paraense 2025, além dos próximos jogos do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Estiveram presentes os membros da comissão e os representantes da Polícia Civil, do Comando da Polícia Militar, da OAB/PA, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC/Segup), da Diretoria Integrada de Operações (DIOP/Segup), da Empresa de Segurança Mamute, do Clube do Remo e do Paysandu Sport Club.

Durante o encontro foi discutido o Plano de Segurança de Eventos, sendo assim a Comissão debateu uma proposta para regulamentação, para apreciação e aprovação do Conselho de Segurança do Pará, objetivando nortear o Planos Gerais de Segurança, Orientação e Prevenção nos jogos de futebol, com destaque para a definição clara das atribuições dos clubes, empresas terceirizadas e forças de segurança. A minuta debatida prevê o comando, a fiscalização da execução do planejamento e a atuação coordenada entre as instituições, para jogos de alta, média e baixa complexidade.

Outro tema discutido foi o art. 158, II, da Lei Geral do Esporte, proibição de torcedores/espectadores adentrarem com materiais que possam ser utilizados para a prática de atos de violência. A Comissão destacou a importância do bom senso e que “o estádio é um espaço de lazer, não sendo compatível com comportamentos beligerantes ou atitudes que possam comprometer a segurança do público em geral presente”.

Também foram abordadas as próximas medidas, o planejamento diferenciado para o jogo do próximo domingo pelo campeonato brasileiro entre o clube do Remo x América Mineiro, com entrada exclusiva para mulheres e crianças, exigindo reforço em áreas como atendimento médico e prevenção de tumultos externos ao estádio, deliberadas as medidas preventivas de segurança para o jogo do próximo domingo.

Além disso, foram debatidas as medidas para adequação e cumprimento do Estatuto da Segurança Privada, especialmente em relação à organização, à orientação e à revista dos torcedores e espectadores.A reunião foi encerrada com a reafirmação do compromisso institucional de todos os membros da Comissão com a segurança da população e o fortalecimento da cultura de paz nos estádios paraenses.
 

Texto e Fotos: Comissão de Avaliação de Condutas de Torcidas Organizadas e Segurança nos Grandes Eventos do Conselho de Segurança Pública do Pará, com edição da Ascom

 

Fale Conosco