Começou nesta 2ª feira a ação integrada do MPPA em defesa dos direitos humanos na Ilha do Marajó

Iniciou nesta segunda-feira, 7, a ação integrada realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com programação voltada à defesa dos direitos humanos, em diferentes abordagens. O evento ocorre Escola Municipal Santana do Tucumanduba, em Soure, na Ilha do Marajó, de 8h às 18h, As atividades prosseguem nos dias 8 e 9 de agosto, ainda há vagas disponíveis e os interessados podem comparecer e se inscrever no local do evento. Os inscritos receberão certificado.
O Ministério Público firmou parceria com a Prefeitura, que disponibilizou ônibus que sairá do mercado, bem em frente a uma agência bancária, para levar as pessoas até o local do evento.
A cerimônia de abertura contou os Subprocuradores-Gerais de Justiça, Eduardo Barleta – que representou o PGJ César Mattar Jr. - e Ubiragilda Pimentel; as Coordenadoras do Núcleo de Proteção à Mulher (Núcleo Mulher), Luziana Dantas e Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac), Lílian Braga; a Coordenadora Adjunta do Núcleo Mulher, Viviane Lobato; o Diretor-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Edvaldo Sales; o Promotor de Justiça de Soure Ivanilson Raiol; o Bispo Emérito do Marajó, Dom Luiz Azcona; Leonor Vaz, do movimento quilombola; João Henrique Silva, secretário de administração representando o perfeito de Soure; Paola Cruz do movimento LGBTQIA+; e Carlos Augusto, ex-prefeito de Soure.
O público-alvo das atividades são integrantes dos movimentos sociais, das redes de proteção, membros e servidores do Sistema de Justiça e do serviço público, além da sociedade em geral. Na ação será realizada uma escuta qualificada com os movimentos sociais na região do Marajó, com o objetivo de aproximar a sociedade do Ministério Público, identificar as principais demandas relacionadas aos direitos humanos, e, como resultado apontar as políticas institucionais necessárias.
O evento é promovido pelo MPPA, por meio do Núcleo de Proteção à Mulher, Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAODH), Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ), Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC) e Núcleo Agrário e Fundiário (NAF).
Entre as temáticas da programação constam os direitos das mulheres, das comunidades indígenas e quilombolas, das crianças e adolescentes, das pessoas LGBTQIA+, além de questões fundiárias.
Confira aqui a programação completa.
Assessoria de Comunicação