Colégio de Procuradores realiza eleição para escolha do novo corregedor-geral

O Colégio de Procuradores do Ministério Público do Pará, presidida pelo procurador-geral de justiça Gilberto Valente Martins, promoveu sessão especial na tarde desta terça-feira (1) para escolher o novo corregedor-geral do Ministério Público que assumirá o cargo no biênio 2021-2022.
O procurador de justiça, Manoel Santino, foi candidato único ao cargo de corregedor-geral. Antes da votação ele apresentou suas propostas de gestão destacando que pretende seguir com os avanços já alcançados na atuação da Corregedoria. Disse ainda que trabalhará pela implementação de uma linguagem única dentro dos sistemas que existem no Ministério Público. “Precisamos de um único sistema para orientar as relações com a Corregedoria e com o próprio Ministério Público”, destacou.
A sessão ocorreu de forma híbrida, ou seja, parte dos procuradores participou de forma online. A votação foi eletrônica por meio do sistema Votus, utilizado nas eleições institucionais do MPPA desde 2018.
A primeira votação foi para o cargo de corregedor-geral do Ministério Público. O procurador de justiça Manoel Santino recebeu um total de 24 votos dos 26 membros habilitados a votar sendo eleito para o cargo. Um membro votou nulo e um votou em branco.
Na segunda parte da sessão foram escolhidos os membros para ocupar os cargos de 1º e 2º subcorregedores. Para a 1º subcorregedoria foi eleita a procuradora de justiça Dulcelinda Lobato Pantoja com 23 votos, sendo 2 brancos e 1 nulo. Para assumir a 2ª subcorregedoria foi eleita a procuradora Ubiragilda Pimentel com 22 votos, sendo 2 brancos e 2 nulos. A sessão encerrou às 18h10.
Assessoria de Comunicação