Colégio de Procuradores empossa nesta terça (29) novo integrante
Em sessão solene o Colégio de Procuradores de Justiça empossa, nesta terça-feira (29), às 11h, o promotor de Justiça Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva no cargo de Procurador de Justiça. Ele foi promovido ao cargo pelo critério de antiguidade. O procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, presidirá a sessão no auditório Nathanael Farias Leitão.
Poeta, escritor, ator e diretor de teatro, Sérgio Tibúrcio dos Santos já foi secretário regional da Confederação de Teatro (Confenata).
Sua carreira jurídica começou como advogado criminalista, civilista e trabalhista nos anos de 1984 a 1985, quando então tomou posse como Promotor de Justiça em 17 de junho de 1985, após aprovação ser aprovado em concurso público. Sua primeira comarca foi Santana do Araguaia.
Sérgio Tibúrcio atuou ainda durante a sua carreira nas seguintes comarcas: Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia, Xinguara, Redenção, Rio Maria, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Colares; Vigia, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim, Castanhal,; Inhangapi, São Francisco do Pará e Castanhal.
Tomou posse na capital na 3ª Promotoria de Entorpecentes e Imprensa em 1993, onde ficou em exercício por 16 anos. Em seguida foi removido à 4ª PJ de Direitos Humanos e posteriormente titular da 5ª Promotoria Criminal Comum.
Entre os casos de repercussão que atuou estão: a investigação do assassinato da consulesa do Japão Machiko Fukuzawa desvendando o caso em menos de 24 horas com a Polícia Civil; a investigação do caso, junto com as polícias Federal e Estadual Da emasculação e morte de crianças em Altamira/PA, cujos crimes já vinham ocorrendo há mais de 5 anos sem esclarecimento, tendo levado a julgamento todos os envolvidos; caso Dorothy Stang; Designado para apurar o atentado contra do juiz Waltencir Alves Gonçalves;
Desde 2009 foi convocado às Procuradorias de Justiça Cíveis permanecendo ali por três anos; em seguida foi convocado às Procuradorias de Justiça Criminais, permanecendo ali até maio de 2018; e voltou às PJ Cível a partir de 4 de maio até a presente data 29 de maio.
Assessoria de Comunicação