Colégio de Procuradores de Justiça homenageia jurista Zeno Veloso

Em sessão solene prestigiada por diversas autoridades, o Colégio de Procuradores de Justiça homenageou, na manhã desta quinta-feira (2), o jurista Zeno Veloso com o colar do mérito institucional, uma das principais comendas outorgadas pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O homenageado é considerado um dos expoentes da carreira jurídica no país.
Confira a galeria de fotos da sessão.
Procuradores e promotores de Justiça, magistrados, membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Contas, advogados e servidores do Ministério Público prestigiaram a homenagem, que ocorreu em solenidade realizada em Belém, no auditório do hotel Radisson, em ato que abriu a programação do 7º Congresso Estadual do Ministério Público.
Zeno Veloso recebeu o colar do mérito por ter contribuído para o engrandecimento institucional do Ministério Público. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Colégio de Procuradores de Justiça, que editou a resolução nº 002/2019, em fevereiro deste ano, formalizando a condecoração. O currículo do homenageado é pontuado pela trajetória como jurista: ele é professor universitário, autor de publicações jurídicas e deputado constituinte, tendo trabalhado diretamente na elaboração da Constituição estadual. Ele continua lecionando e atuando como consultor em um escritório de advocacia.

O procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins, presidiu a solenidade e a homenagem. Após os atos protocolares no início da sessão, ele entregou o colar do mérito institucional a Zeno Veloso.
“Essa comenda representa uma homenagem deferida às pessoas que contribuíram com o engrandecimento da instituição. Vossa excelência muito fez pela nossa instituição. Foi um dos precursores daquilo que foi escrito na Constituição de 88”, discursou Gilberto Martins, fazendo referência ao homenageado. “Vossa excelência foi precursora na garantia das prerrogativas do Ministério Público e a simetria com a magistratura, uma conquista que buscamos preservar”, completou o procurador-geral de Justiça.

Emocionado, Zeno Veloso se pronunciou em tom informal. Ele fez um breve resgate da sua história e interação com o Ministério Público, destacando o fato de ter desenvolvido atividades parlamentares, na década de 70 e 80, que envolveram a discussão de dispositivos legais a respeito da composição e atribuições da instituição.
“Na minha vida procurei estudar e trabalhar. A riqueza na minha vida tem sido homenagens como essa. Não tenho ganas por riqueza, pois o dinheiro acaba, mas a emoção fica”, disse um emocionado Zeno Veloso após receber o colar do mérito institucional.

O procurador de Justiça Jorge Rocha, corregedor-geral do MPPA, também se pronunciou durante a solenidade e enfatizou que “Zeno Veloso foi e continua sendo importante para a atualização do conhecimento de tantos membros do Ministério Público ao longo de anos dedicados ao aprimoramento da cultura jurídica no estado”.

Congresso estadual
A sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça desta quinta-feira abriu a programação do 7º Congresso Estadual do Ministério Público. Organizado pela Associação do Ministério Público, o evento debaterá, nos dias 2 e 3 de maio, a importância dos 30 anos de promulgação da Constituição do Estado do Pará e acontece em homenagem ao jurista Zeno Veloso, pela inestimável contribuição que prestou, ao longo de mais de 40 anos de atividades, à ciência jurídica e ao fortalecimento das instituições no Estado e no Brasil, tendo colaborado decisivamente, em sua atuação como parlamentar, ao engrandecimento do Ministério Público.
Durante os dois dias de realização do evento serão tratados temas referentes à defesa dos direitos fundamentais no âmbito do Estado Pará, promovendo-se reflexões a respeito da atuação do Ministério Público nessa seara, e buscando soluções e alternativas para o incremento de sua eficiência enquanto instituição voltada à defesa e promoção de direitos.
Texto: Fernando Alves
Assessoria de Comunicação Social