ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAOIJ realiza teatro natalino para crianças da comunidade Peniel, no bairro do Tapanã

Belém 19/12/24 15:00

O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) encerrou nesta quinta-feira, 19, suas atividades anuais com um emocionante teatro natalino apresentado às crianças da comunidade Peniel, no bairro do Tapanã, em Belém. O evento foi realizado na biblioteca comunitária idealizada por Cláudia Lima, um espaço cultural que transforma vidas ao promover acesso à leitura e à arte.

Desta vez, o tradicional teatro de fantoches do CAOIJ, que percorreu várias escolas ao longo do ano abordando temas como prevenção à violência sexual, bullying e outras formas de violência, trouxe uma mensagem especial sobre solidariedade e amor ao próximo, alinhada ao espírito natalino.

A ideia de encenar a peça surgiu de Josuel Valente Gonçalves, jovem com uma trajetória inspiradora. Ele participou do projeto Estágio Cidadão, uma iniciativa realizada desde 2015, que já capacitou mais de 1.500 jovens em democracia participativa e construção social coletiva. Josuel Valente iniciou sua jornada como estagiário de nível médio no MPPA em Cametá, ingressou no curso de Direito, voltou como estagiário de nível superior no Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (CAODS), na capital, e hoje, formado e cursando pós-graduação como bolsista na Universidade da Amazônia, é um exemplo do impacto transformador do projeto.

Josuel trouxe ao CAOIJ a proposta e o texto natalino para a peça, que contou com o apoio e dedicação da equipe. A assessora jurídica Marina Tocantins e o servidor Lucas Paolelli voluntariaram-se para dar vida aos personagens, enquanto a coordenadora do CAOIJ Mônica Freire assumiu a narração, proporcionando momentos de encanto e diversão para as crianças.

O evento beneficiou 80 pessoas, que se emocionaram e se divertiram com a apresentação. A peça foi realizada na biblioteca comunitária dirigida por Cláudia Lima que fundou o espaço, promovendo acesso a livros. Hoje, a biblioteca é um ponto de encontro para crianças que encontram ali não só a leitura, mas também arte, cultura e alegria.

O CAOIJ reforça, com este evento, seu compromisso de estar próximo à sociedade, aproveitando para trazer a história de um dos jovens que fizeram parte do projeto estágio-cidadão.
 

Texto e fotos: CAO IJ

 

Fale Conosco