ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAOIJ participa de ação sobre democracia e direitos de crianças e adolescentes

Belém 13/08/24 14:10

A coordenadora do CAOIJ,  Mônica Freire, participou, na última sexta-feira, 9, da ação do Projeto: “Democracia, Direitos: Crianças e Adolescentes", organizado pelo Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA), por intermédio da Sociedade Brasileira de Defesa da Criança e do Adolescente (SBDCA).

O evento ocorreu na sede do Lar Fabiano de Cristo, localizada na Rua Barão de Igarapé Miri, e teve na programação, a realização de Roda de Conversas com a sociedade civil, dedicada à explanação e debate sobre estratégias para mobilização, bem como, com adolescentes, buscando debater acerca da sua participação na política de proteção e direitos. Por fim, foi realizado o momento com as conselheiras e conselheiros de Direitos e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos, focado na explanação sobre as estratégias para a materialização da intersetorialidade das políticas públicas para Crianças e Adolescentes, com definição de fluxos e encaminhamentos.

Participaram da roda de conversa: Rejane de Barros Meireles Alves - Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Ricardo Moraes de Melo - presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Rita Giselle da Silva Dias - presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PA, e o adolescente Flávio Gabriel Souza Costa, de Canaã dos Carajás.

Por fim a promotora de Justiça Mônica Freire destacou “a nossa constituição foi pensada para que as ações seja planejadas e executadas por meio da participação da sociedade, com representatividade nos conselhos assim há necessidade de fortalecer os espaços de democracia participativa. Infelizmente esses espaços, na maioria das vezes, representam, única e exclusivamente uma sigla, inclusive alguns conselhos da infância e juventude . O revés dessa história, é perder a oportunidade de direcionar a política pública para o gestor executar aquilo que é mais primordial para o público infantojuvenil . Quando a geração de vcs estiver ocupando esse espaço de forma conciente, certamente muitas conquistas sociais serão materializadas, daí a importância de desde de cedo pouparem os espaços nos grêmios e nos conselhos escolares contribuído para fiscalização de direitos". 

Texto: CAOIJ, com edição da Ascom

 

Fotos: CAOIJ

Fale Conosco