CAOIJ participa de ação do Dia D da campanha Maio Laranja, no bairro do Guamá

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), participou do Dia D da campanha Maio Laranja - ação de mobilização realizada, no último domingo (18), na Praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá. A programação, aberta ao público, ocorreu no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com atividades educativas, culturais e de orientação.
O evento foi promovido em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e teve o apoio de diversos órgãos e instituições - como a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio das Polícias Civil e Militar; Parapaz; Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Tribunal de Justiça do Estado do Pará (MPPA); Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA); Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca); Rede Cáritas; Lar Fabiano de Cristo; Rádio Margarida e Projeto Futuro Brilhante, entre outros. Além da coordenadora do CAOIJ, a promotora de justiça Patrícia Araújo, o procurador-geral de justiça do MPPA Alexandre Tourinho também marcou presença na agenda.
Além de atendimentos diretos à população, o MP atuou na praça com teatro de fantoches, pintura de rosto infantil, limpeza de pele e distribuição de material informativo sobre prevenção e enfrentamento da violência sexual - como panfletos, cartilhas e revistas de passatempo contendo orientações sobre a atuação do Ministério Público.
O evento também ofereceu serviços de cidadania, como a emissão de documentos de identificação. Alinhando conscientização e acolhimento, uma caminhada simbólica encerrou a programação, ampliando o alcance da ação pelas ruas do bairro.
Texto: Ascom MPPA, com informações do TJPA
Fotos: TV Norte/ MPPA