ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAOIJ participa de ação do Comitê de estadual de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Outeiro 22/05/24 08:00

No último sábado,18, data marcada como dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, celebrado durante o “Maio Laranja”, o Comitê de Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA) composto por instituições públicas e representantes da sociedade civil, realizou, grande ação de cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Demo, bairro de Água Boa, e no pistão da Praia do Amor, ambos no Distrito de Outeiro.

O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) participou da ação na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Demo, apresentando o Projeto "Navegue Não Naufrague nos Crimes Sexuais", executando o teatro de fantoches para as crianças da escola entre alunos e membros da comunidade local, ensinando de forma lúdica e didática sobre o enfrentamento à violência sexual contra a criança.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP) também fez parte da ação, por meio da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. Pela PC, as Delegadas Ariane Melo, da Diretoria de Atendimento de Grupos Vulneráveis, e Emanuela Costa, da Divisão de Atendimendo ao Adolescente, coordenaram os serviços para emissão de RGs, além de escutas especializadas em conjunto com a Fundação Parápaz, que em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), coordenaram várias atividades educativas e lúdicas para as crianças presentes e atendimento psicossocial.

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) por sua vez, ofereceu serviços como consultas médicas, vacinação e outros. A Universidade da Amazônia (UNAMA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) ficaram a cargo de realizar atendimentos para orientação jurídica dos presentes.

A Cáritas Belém, por seu turno, atuou tanto na Escola como na Praia do Amor, realizando caminhada e panfletagem de material orientativo sobre violência sexual contra o público infantojuvenil, conjuntamente com a instituição não governamental Centro Solidariedade da Criança e do Adolescente (CSCA), Coordenada por Maick Pinheiro.

Para apresentação do teatro de fantoches, elaborado pela Pedagoga Bethânia Vinagre e voltado para crianças de 4 a 10 anos, na ação do CEEVSCA do dia 18/5, participaram a coordenadora Mônica Rei Moreira Freire, e o apoio administrativo do CAOIJ, Lucas Paolelli, bem como o estagiário do CAO de Direitos Sociais (CAODS), Josuel Gonçalves; a ex-estagiária do CAOIJ, Virgínia Mei Shinkai, e ainda, Beatriz Moreira Freire, todos atuando em caráter voluntário. 

Segundo estimativa da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), houve ampla participação da comunidade do Outeiro na ação, incluindo vários moradores de origem Warao que vivem nas proximidades, chegando a cerca de 3 mil pessoas atendidas. 

Texto e fotos: CAOIJ

 

Fale Conosco