CAOIJ e CAODS realizam Formação Inicial do Programa Estágio Cidadão
O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) realizou, nos dias 23 e 24 de junho, a Formação Inicial do Programa Estágio Cidadão, em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Direitos Sociais (CAODS). O programa tem o objetivo de contratar adolescentes e jovens, oriundos de escolas públicas, para atuarem como estagiários no Ministério Público do Estado do Pará.

No dia 23, a capacitação foi realizada no auditório da Promotoria da Infância e da Juventude, voltada para os estagiários do Polo Belém I, e contou com as participações dos promotores de Justiça Mônica Freire, coordenadora do CAOIJ; Carlos Eugênio, coordenador do CAODS; Sabrina Kalume, promotora de Justiça auxiliar do CAOIJ; e da pedagoga Diana Barbosa Gomes Braga.

Na ocasião, o CAOIJ também foi representado pela promotora de Justiça Sabrina Kalume.

E por fim, teve a contribuição do coordenador do CAODS, PJ Carlos Eugênio.

Já no dia 24, as atividades foram realizadas no auditório do Ministério Público de Ananindeua, para os estagiários do Polo Belém II, com participação das promotoras de Justiça Mônica Freire, Priscilla Tereza Moreira, Mariela Correa Hage e da pedagoga Diana Barbosa Gomes Braga.

Nas ocasiões, foram realizadas as apresentações do Projeto “Conhecendo os Conselhos Escolares” e do material didático do Programa Estágio Cidadão (Cartilha e Manual). A formação buscou aprimorar os objetivos do programa, aproximando os estagiários dos membros do Ministério Público e familiarizando-os com os projetos existentes no órgão, bem como, com material de suporte para melhor desempenhar as atividades do estágio e do acompanhamento do conselho de sua escola.

As ações fazem parte da reformulação que o programa está passando no âmbito do MPPA, que busca dar maior efetividade para os conselhos escolares, seja pelo protagonismo juvenil ou pela participação de pais responsáveis e corpo técnico da escola.
Texto: CAIOJ, com edição da Assessoria de Comunicação