CAO IJ participa do "Diálogos da 1ª Infância da Criança e do Adolescente da Amazônia" promovido pela Alepa

Na última sexta-feira, 24, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ), Mônica Freire, participou do “Diálogos da 1ª Infância da Criança e do Adolescente Amazônida”, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), organizado pela Comissão de Defesa da 1° Infância, Criança e Adolescente (CDICA), presidida pela Deputada Ana Cunha (PSDB).
O evento reuniu representantes dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides, para discutir sobre os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes da Amazônia, com foco na Cop-30, que vai ser sediada em Belém, em 2025.
Na ocasião, a Promotora de Justiça Mônica Freire ministrou a palestra “Crianças e Adolescentes e a Garantia de Direitos – prioridade absoluta na pauta da COP 30”, foram ainda, apresentados temas como “Desafios e Perspectivas no enfrentamento a violência contra a Criança e Adolescente: Formas de enfrentamento e articulações com a rede de apoio”, pelo Juíz de Direito Deomar Alexandre de Pinho Barroso e, “As influências e os riscos na internet na saúde mental da criança e adolescente”, pelo professor e Dr. Thiago Ximenes.
A deputada Ana Cunha, informou que iniciará o projeto de estímulo a salas para crianças e adolescentes nos espaços legislativos, para que esse público possa falar sobre as suas necessidades a serem regulamentadas.
O Ministério Público parabenizou a iniciativa da Assembleia legislativa de percorrer os diversos municípios e solicitou uma maior interação com as prefeituras e câmaras de vereadores para que todos os municípios possam priorizar, como determina a constituição, a temática da infância e juventude, elaborando os planos da primeira infância, socioeducativo e, fluxos de atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência.
Texto e fotos: CAO IJ.