ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAO CPC reúne com Ministério da Mulher para discutir prevenção a acidentes com escalpelamentos

Ministra solicitou a a inclusão do Ministério Público do Estado no grupo de trabalho federal que debate o tema
Belém 30/09/21 11:50

Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, 29 de setembro, o Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC) deu continuidade à agenda de ações que visam prevenir o acidente de motor com escalpelamento. Estiverem presentes o Promotor de Justiça Nadilson Portilho, promotor auxiliar do CAO CPC, juntamente com a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, Deputada Estadual Heloisa Guimarães, e integrantes da Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria das Mulheres e equipe técnica do Espaço Acolher. 

Na ocasião a Ministra Damares Alves solicitou a inclusão do Ministério Público do Estado do Pará no grupo de trabalho federal para contribuição na eliminação dos acidentes de escalpelamentos e melhorias das vidas das vítimas.

O MPPA considera a pauta de grande importância para a população, pois o Estado do Pará possui ampla rede hidrográfica com população ribeirinha que se locomove em embarcações por rios, furos e igarapés. 
O escalpelamento é um problema muito recorrente na Região Amazônica, tendo se agravado nos últimos anos. Até 2017, o estado vinha apresentando queda nas estatísticas. Ocorre que tal panorama começou a mudar. Em 2018 houve sete casos, em 2019 treze, em 2020 oito e até o momento em 2021 já foram registrados três casos de escalpelamento.

O Promotor de Justiça Nadilson Gomes destacou a importância dos trabalhos do Ministério Público do Estado do Pará na área e a todas as populações vulneráveis, ratificando o compromisso institucional da nova gestão com as causas sociais e os direitos fundamentais.


Texto: CAO CPC
Edição: Ascom

 

Fale Conosco