CAO CPC realiza Segunda Etapa de Ação de Cidadania ao Povo Warao em Outeiro

Nos dias 29 de fevereiro e 1 de março de 2024, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional Cível Processual e do Cidadão (CAO CPC), coordenadora e Promotora de Justiça Ângela Balieiro e coordenador auxiliar do Promotor de Justiça Nadilson Portilho promoveram oficinas de capacitação direcionadas ao povo Warao residente no distrito de Outeiro em parceria com a Fábrica Esperança e Fundação Escola Bosque. O evento aconteceu na Casa Escola da Pesca (FUNBOSQUE).
A referida capacitação é produto do projeto institucionalizado pelo CAO CPC, intitulado MP+CIDADANIA, o qual busca, por meio de articulação com parceiros governamentais e não governamentais, proporcionar atividades de cidadania em áreas urbanas e rurais, promovendo assim, a capacitação profissional para inserção ao mercado de trabalho. Foram ofertadas oficinas de barbearia (corte masculino com máquina), escova expressa e design de sobrancelhas.
A ação foi finalizada com a entrega de certificação das oficinas de capacitação à 54 pessoas da etnia Warao (35 em oficina de barbearia e 19 na oficina de escova, design de sobrancelha e cílios) com a presença do Ouvidor do MPPA, Procurador de Justiça Geraldo Rocha; representantes do PPGS da UFPA (Univerisdade Federal do Pará),Professora Dra.Vera Lima; da Fábrica Esperança,Presidente Arthur Jansen Novaes, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Vitor Gonçalves e da Casa Escola da Pesca Funbosque, professora Rosana Farias.
Durante a cerimônia, uma das líderes da etnia,Mariluz, agradeceu e propôs uma dança com todos os presentes como forma de agradecimento a capacitação que foi ofertada.
O MPPA reitera agradecimento ao apoio da UFPA, Fundação Escola Bosque, Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), IEB, Fábrica Esperança, Projeto Escrevendo e Reescrevendo a sua história (PERNOH) e Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), que auxiliaram o CAO CPC na ação junto à comunidade Warao.
Texto e fotos: CAO CPC/ com edição da Ascom MPPA