ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAO CPC participa de ação de prestação de serviços sociais em Afuá

Afuá 11/06/24 08:20

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotoria de Justiça de Afuá, Mario Braúna, e o Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), com apoio da Prefeitura de Afuá e diversos órgãos/instituições, realizou no período de 6 à 8 de junho, ações para a população do Marajó e promoção de atividades de cidadania como emissão de documentos, vacinação, cadastro do artesão, oficinas de geração de renda rápida, curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas, presença de atendimento médico e odontológico pelo Navio Pará e palestra com a temática do empreendedorismo e o  combate e prevenção ao escalpelamento.


O MPPA contou com a parceria da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos da Amazônia do Amapá, Prefeitura de Afuá, Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho e Renda, Receita Federal, Polícia Civil, Santa Casa de Misericórdia,  Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), Camila Navegações, Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (SINDARPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Durante as ações de cidadania que ocorreram em vários pontos da cidade, foram beneficiadas mais de 3302 pessoas, destacando-se os cursos de capacitação e as oficinas de geração de renda rápida propiciadas  pela Capitania dos Portos do Amapá, SENAR e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), gerando a inserção e regularização das pessoas no mercado de trabalho. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim, no dia 8 de junho, no Ginásio Frei Faustino, com a presidência da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, Ângela Maria Balieiro Queiroz, teve início a certificação do curso de Segurança de Embarcação de Passageiros Marinha, bem como das oficinas de geração de renda rápida com palestra chamando atenção para a navegação segura e o empreendedorismo.

Participaram do evento, a vereadora Núbia Lacerda, representando o Prefeito de Afuá Odimar Wanderley Salomão, o Comandante dos Portos de Macapá Capitão de Fragata Reis, Procurador de Justiça Geraldo Rocha, ouvidor do Ministério Público do Estado do Pará, representando o Procurador Geral de Justiça César Nadder Matar Júnior e o Procurador  de Justiça Cláudio Bezerra de Melo,  1º Vice-Ouvidor-Geral: 

As palestras buscaram chamar atenção da comunidade para as situações dos acidentes de motor com escalpelamento, especialmente com Palestra da Médica Dra. Socorro Nascimento do Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará na área tratamento e reconstrução dos danos físicos causados pelos acidentes, alertando quanto a extensão dos traumas nos vários aspectos da vida da paciente e a forma que ocorre a reconstrução das áreas lesionadas, bem como dos departamentos que promovem suporte a vítima quando estão realizando tratamento fora de seu domicílio. 

Deusiane Pantoja, conhecida nas redes sociais como @anefamosinha, mulher vítima de escalpelamento pôde dar seu depoimento, mostrando como a vida é transformada após os acidentes, já tendo passado por 38  cirurgias, reforçando a necessidade de informação e combate aos casos de acidentes.

Analista do Sebrae, Gisele Moreira tratou dos desafios do empreenderíamos feminino e a experiência de atuação com o trabalho do turismo na região, bem como a chance de empreender dentro do universo da COP.30.

A Promotora Ângela, coordenadora do evento, pontuou a importância do debate destes temas para a construção de um melhor conceito de cidadania e a observância dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, especialmente quando trabalho decente e crescimento econômico; justiça e paz e o combate a desigualdade e injustiça.

Dando prosseguimento ao evento, ocorrem as cerificações das turmas de geração de renda rápida: massoterapia, artesanatos em materiais recicláveis e panificação. 

 O referido evento foi encerrado com a cerimônia de conclusão do curso que profissionalizou 27  pessoas no curso Curso Especial de Segurança de Embarcação promovido em parceria com Capitania dos Portos de Amapá e assim graduaram-se como profissionais aquaviários, participando de aulas práticas e teóricas sobre marinharia, primeiros socorros, sobrevivência do náufrago e noções básica de navegação. Na ocasião, o Capitão dos Portos mencionou a importância da ação de iniciativa do Ministério Público a necessidade de adoção de procedimentos para a navegação segura. 

Integrou a programação visita a Escola Fundamental Dr. Jarbas Cavalcante e a Centro de Ensino Infantil Theopompo Nery, momento que fora discutido os aspectos de cidadania e de atuação do MPPA, bem como a prevenção ao acidente de escalpelamento para o público jovem. 

O Ministério Público agradece as instituições parceiras, especialmente o Prefeito de Afuá, na pessoa do Gestor Odimar Wanderley Salomão; a servidora Érica Vaz, coordenadora geral da atividade no município; a Secretaria de Saúde Patrícia Santos Quaresma; Secretaria de Assistência Social Mileide Trindade; Secretaria de Educação Kelly Salomão, Diretora do CRAS Tereza Sussuarana e Secretário do Meio Ambiente Hélder Félix.

Texto e fotos: CAOCPC

 

Fale Conosco