CAO Cidadania e TCM debatem acompanhamento da educação no estado
#PraTodosVerem a imagem é uma captura de tela durante a reunião entre os membros do CAO Cidadania e representantes do Tribunal de Contas dos Municípios
Na última quarta-feira, 24 de junho, o Ministério Público do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, promoveu uma reunião entre o Grupo de Trabalho sobre Educação (GT Educação) e a Coordenação de Fiscalização Especializada em Saúde e Educação, vinculada à Diretoria de Planejamento, Assessoramento, Monitoramento, Fiscalização e Controle Externo (DIPLAMFCE) do Tribunal de Contas do Município (TCM).
O encontro buscou aproximar as instituições e apresentar as equipes e os projetos do TCM na área da educação, apresentando um diagnóstico das pesquisas relacionadas ao monitoramento das ações desenvolvidas pelos municípios do estado quanto a adoção de medidas sanitárias, pedagógicas, de alimentação e de transporte escolar no retorno às atividades no ano letivo de 2021, em atenção às condições impostas pela pandemia do Covid-19.
A reunião foi comandada pela Coordenadora do CAO Cidadania, Ângela Maria Balieiro Queiroz e pelo Promotor de Justiça Auxiliar, Nadilson Portilho, e contou com a presença dos demais membros do CAO e representantes do TCM-PA.
Durante a reunião a diretora do TCM-PA, Myriam Albim, explicou sobre a seleão de municípios para monitoramento após a produção do relatório e pontuou que estão realizando um projeto piloto na região do Marajó, ainda está na fase de diagnóstico, onde foi aplicado um questionário para observar o desenvolvimento e o fortalecimento da educação.
Na ocasião, o técnico do TCM-PA, Everaldo Lino, ressaltou que a inadimplência dos Conselhos Escolares, com a necessidade de melhor técnica contábil, além da ausência em muitos municípios de Conselhos Municipais de Educação são um grande entrave na área da educação.
Novas reuniões para estreitar laços entre as instituições e debater soluções aos problemas apresentados devem acontecer em breve.
Texto: Thiago Vasconcellos, com informações do CAO Cidadania