CAO Ambiental realiza reunião para discutir implementação de portaria sobre o consumo consciente de copos de plástico

No dia 3 de outubro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) por meio do Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) realizou uma reunião no Auditório das Promotorias da Infância e Juventude, para discutir futuras ações relacionadas à portaria de racionalização do uso de copos de plástico no âmbito do MPPA, medida que tem como objetivo implementar o consumo consciente dentro da instituição.
A reunião foi presidida pelo Coordenador do CAO Ambiental e Promotor de Justiça José Godofredo Pires dos Santos, que apresentou a comissão atualizada e demais informes inerentes à pauta.
Em dado momento, sugeriu-se que sejam apresentadas informações sobre a redução de copos na região administrativa de Belém I, alertando sobre a possibilidade de realizar um contraponto na quantidade adquirida pelas Promotorias de Justiça do interior.
O PJ enfatizou a necessidade de uma campanha de conscientização sobre as causas ambientais, alegando que não devem ser implementadas individualmente, mas na comunidade como um todo através de cursos disponíveis nos sites do Ministério do Meio Ambiente e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O CAO Ambiental afirmou que irá elaborar um Plano de Logística Sustentável (PLS), no qual contará com a apresentação de um formulário que será respondido pelas unidades integrantes na Comissão para que seja realizado o diagnóstico de consumo de luz, água, resíduos sólidos, copos, entre outros, para posteriormente promover a elaboração de planos específicos relacionados aos eixos estratégicos do PLS.
No mais, o promotor afirmou que realizará uma palestra sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do MPPA para os novos servidores, aproveitando a oportunidade para informar sobre o uso de copos biodegradáveis, a fim de conscientizar os mesmos sobre o consumo de plástico.
Texto: Bianca Galhardo, Ascom/MPPA
Fotos: Alexandre Pacheco, Ascom/MPPA