ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAO Ambiental promove webinário sobre Biodiversidade

Os desafios de uma justiça climática, desenvolvimento e conhecimentos tradicionais foram temas abordados durante o evento
Belém 01/07/21 14:15

 

Descrição da imagem: uma captura de tela realizada durante a reunião, onde pode-se observar as cinco participates compartilhando a imagem de suas câmeras.

Por ocasião do encerramento das atividades do mês de junho destinadas à conscientização ambiental, alusivas às comemorações internacionais do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Centro de Apoio Operacional Ambiental promoveu, nesta quarta-feira (30), o “Webinário do CAO Ambiental sobre Biodiversidade”.

O Webinário contou com a abertura da coordenadora do CAO Ambiental, promotora de Justiça Albely Lobato e com duas mesas de debates, sendo a primeira palestrante a diretora de Bioeconomia e Mudanças Climáticas da Semas/Pa, Camille Bendahan Bemerguy com a temática " Bioeconomia e Amazônia: os desafios de uma justiça climática " e a segunda a Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, Fernanda Neves Ferreira, com a temática " Biodiversidade, desenvolvimento e conhecimentos tradicionais".

Camille Bemerguy destacou que a Amazônia possui de 20 a 30% da biodiversidade do planeta, com cerca de 40.000 espécies, associado ao conhecimento tradicional associado, sendo o Pará com enorme potencial mas com IDH em 24° entre os Estados do país, “temos ainda uma longa estrada para percorrer para poder transformar este potencial que também tem que ser pensado em efetivamente uma transformação para aqueles que são os amazônidas e quem deveriam também estar usufruindo desta potencialidade existente”, frisou.

Ela destacou também a importância de alternativa econômicas para um desenvolvimento com a floresta em pé e uma agenda de desenvolvimento econômico e social com justiça social e os desafios para conciliar estas agendas e os desafios da conservação ambiental com justiça social e os investimentos em ciência e tecnologia. Apresentou também o processo conduzido pela Semas/Pa de construção de estratégia de bioeconomia do Estado do Pará, com previsão de lançamento do Plano Estadual de Bioeconomia para outubro deste ano.

 
Foto: Caoma

Descrição da imagem: na foto um print da tela do computador, no qual aparecem na parte de cima os mediadores e expositores. Logo abaixo aparece o powerpoint com informações da exposição


Palestrante da segunda mesa, Fernanda Neves Ferreira apresentou a evolução histórica da aplicação do conceito de biodiversidade, que se iniciou como um conceito das ciências biológicas e que foi ampliado pela Convenção sobre Diversidade Biológica, incluindo os saberes e conhecimentos agrícolas, culinários, estéticos, artísticos, espirituais, recreativos e educativos, tradicionais e atuais. Destacou o grande desafio que surge, à partir da visão integradora do meio ambiente e valorização da biodiversidade, os respeitos e valorizações dos “usos que as sociedades fazem dela, os saberes desenvolvidos para aceder a ela, a forma como esses benefícios devem ser repartidos, a sua gestão e sustentabilidade”, enfatizou.

Fernanda Ferreira ressaltou também que “para a realidade amazônica, a biodiversidade precisa ser abordada como um quadro normativo de priorização das relações cultura-natureza a serem conservadas”. Apresentou que somente a partir do ano 2000 a dimensão imaterial do patrimônio do país passou a ser reconhecida e apoiada com ações específicas para sua preservação. Durante a sua apresentação discutiu-se também os mecanismos de Acesso e Repartição de Benefícios – ARB.

Os trabalhos do Webinário foram coordenados pela coordenadora do CAO Ambiental, Albely Lobato e contou com as debatedoras Alessandra Clós e Maria José Carvalho Cunha, ambas promotoras de Justiça auxiliares do CAO Ambiental do MPPA.

O dia 5 de junho foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

O “Webnário do CAO Ambiental sobre Biodiversidade”, pode ser acessado na íntegra pelo canal oficial do MPPA no Youtube.

 

Texto: CAO Ambiental
Edição: Ascom

 

 

Fale Conosco